Quitéria Melo
Fundhas
Neste sábado (9) o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos promoveu a 5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2018, em sua sede, no Parque Industrial, na região Sul.
Normalmente, a feira acontece no último sábado do mês mas foi antecipada em virtude do feriado prolongado de Corpus Christi.
Cinquenta e seis animais, entre cães e gatos, estavam disponíveis para a doação e disputavam a atenção de quem saiu em busca de um animal de estimação. Cada pessoa interessada chegava com uma história de motivação diferente, como a de dona Maria de Fátima Pereira, 53 anos. Ela saiu de sua casa no bairro Minas Gerais, na zona norte, certa de que encontraria uma nova companhia e não hesitou em adotar uma cachorrinha.
“Eu soube pela internet e vim correndo procurar uma companhia para me fazer feliz, já que não tenho crianças. Já tive dois cachorros e todos eles eu adotei pequeninos, como essa”, disse dona Maria de Fátima.
Derick Kauan Pereira Sales, 12 anos, compareceu acompanhado da família toda para ajudar a mãe a encontrar um cachorrinho para preencher o espaço do animal que havia morrido. Em pouco tempo, estavam assinando toda a documentação e levando consigo um filhote mestiço de pitbull.
“Ele já tem um nome. Vai se chamar Zeus”, disse Derick, abraçado e emocionado com a escolha que a família fez. E Zeus não desgrudou, totalmente em sintonia com o novo dono. “Chegando em casa ele já vai ter uma caminha bem quente”, completou o garoto.
Sorte parecida com a de Zeus teve uma pequena gata de olhos azuis que também já saiu com um nome. “Pulga” terá um novo lar a partir deste sábado. Ana Paula Alonso, 33 anos, moradora do Bosque dos Eucaliptos, zona sul, se apaixonou por ela assim que a olhou pela primeira vez.
“Não sei como alguém tem coragem de fazer mal a um bichinho tão lindo assim. Eu e meu marido estávamos procurando há tempo por uma companheira para a nossa outra gata. Nós adoramos animais e vamos fazê-la muito feliz”, disse.
Sobre os animais
Todos os animais para a doação são vacinados, vermifugados e castrados (adultos). Atualmente, o CCZ conta com 116 animais em seu canil, muitos deles sob tratamento veterinário.
Os interessados em adotar algum animal precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ portando RG e CPF.
Tipos de adoção
Existem dois tipos de adoção. O primeiro para animais saudáveis e castrados, a maioria, onde é preenchido um Termo de Adoção, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável em manter o animal devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.
O outro tipo de adoção é para animais filhotes, que ainda não têm idade para serem castrados (menos de seis meses) ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da sua saúde. Neste caso, é feito um Termo de Adoção Direcionada, onde há compromissos com o CCZ para que sejam realizadas a castração e os cuidados preservados.
É permitido um período de experiência por 15 dias, em ambas as situações, para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após esta etapa, o animal é considerado de fato adotado e não há possibilidade mais de devolução.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.