Parceria com colônia portuguesa viabiliza reinauguração de busto de Camões
Atualizado em 09/06/2018 - 19:35
Manutenção da Praça N.S.de Fátima  08 06 2018
Manutenção na praça Nossa Senhora de Fátima, que terá reinauguração de busto de Camões - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a comunidade portuguesa, será reinaugurado neste domingo (10) o busto do poeta luso Luís de Camões na praça Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Nova América, na região central da cidade.

A solenidade, a partir das 8h, será realizada na data em que mundialmente se comemoram os dias de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

Dentro dos preparativos para o evento, a Prefeitura intensificou os serviços de manutenção na praça. Nesta sexta-feira (8), foram executados os trabalhos de limpeza geral, paisagismo e pintura dos bancos. Nesta semana também foi realizada roçada geral na área de lazer.

Restauro

O busto de Camões, que foi retirado da praça no ano passado após ser alvo de atos de vandalismo, foi restaurado pela Sociedade Beneficente Luso-Brasileira Nossa Senhora de Fátima.

Funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade consertaram o pedestal e serão responsáveis pela reinstalação da homenagem ao poeta maior da língua portuguesa.

O busto original era de bronze e foi inaugurado na praça Nossa Senhora de Fátima no dia 10 de junho de 1980. Em 2008, ele foi furtado. No ano seguinte, a Prefeitura entregou à comunidade portuguesa e à população joseense uma nova estátua, feita de resina, mesmo material da que será devolvida à área de lazer neste domingo.

“A comunidade luso-brasileira em São José é muito grata à Prefeitura por nos ajudar na reinauguração do busto de Camões e na manutenção da praça. O poder público sempre foi nosso parceiro”, disse Maria de Lourdes Capelo Oliveira, organizadora da solenidade de reinauguração do busto e uma das responsáveis por seu restauro.

Cuidados com as praças

Os trabalhos de manutenção em praças, parques e áreas de lazer são realizados diariamente pelas equipes da Prefeitura.

Em outra frente de atuação, estão sendo executadas reurbanizações através do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem como objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades.

Por meio do programa, que visa recuperar estes locais para que voltem a ser frequentados com tranquilidade pelas famílias, já foram revitalizadas 12 áreas de lazer desde 2017, primeiro ano da atual Administração.

Revitalizações intensificadas

O Minha Praça de Volta foi intensificado em 2018 e no momento estão sendo reurbanizadas cinco áreas de lazer ao mesmo tempo, todas com previsão de término dos serviços neste mês.

A praça Riugi Kojima (Praça do Torii), no Jardim Aquarius, na zona oeste, está sendo revitalizada em parceria com a comunidade japonesa.

A lista inclui ainda a praça Kadoma (Jardim América),  o Parque Ayrton Senna da Silva (Parque Interlagos) e a Praça das Bandeiras (Jardim Estoril), todas na zona sul, além da praça Álvaro Prisco de Oliveira, a ‘praça do Extra’, na Vila Sanches, na entrada de São José.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, através da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade