Festas juninas animam alunos da rede municipal e a comunidade
Atualizado em 08/06/2018 - 17:53
Festa Junina na EMEI Prof Ana Lúcia Castro Micheleto 08 06 2018
O clima junino já chegou nas escolas municipais, que abrem suas portas e realizam as festas para alunos, familiares e toda comunidade escolar - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O mês de junho chegou com as tradicionais festas juninas nas escolas da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Repletas de música, danças, brincadeiras e comidas típicas, as festas constam no calendário das unidades e envolvem toda a comunidade escolar. Entre as principais atividades estão as quadrilhas e as apresentações de danças apresentadas por alunos, bingos e brincadeiras, como a pescaria.

Na Emei Profª Ana Lúcia de Castro Micheleto, localizada na Vila Tatetuba, na região leste, os alunos com 2 a 6 anos de idade foram vestidos à caráter nesta sexta-feira (8) para a quadrilha, que teve como plateia os familiares. Após as danças, a pescaria foi a escolha preferida pelas crianças, que também tiveram lanche especial na festa, com pipoca, cachorro quente, bolinho caipira e outros quitutes juninos.

O aluno do Pré II, João Pedro Souta Rodrigues, de 6 anos, recebia os carinhos da mãe após se apresentar na quadrilha e estava animado para brincar na pescaria que foi montada dentro da sala de aula dele. “Ele ficou todo animado e empolgado para a festa hoje e eu gostei, é muito bom vê-lo assim”, afirmou Lucimara Rodrigues, mãe do João. “Estou feliz, a brincadeira que eu mais gosto é a pescaria”, disse João.

Na fila para a pescaria estava também a Emanuele Mendes Mesquita. A pequena de 6 anos teve ajuda da avó, Maria Geralda Mesquita, nos preparativos para a festinha. De maquiagem, com pintinhas no rosto, fitas no cabelo e vestido colorido, Emanuele era só alegria. “Gosto muito de festa junina porque tem pescaria, quadrilha e pastel de queijo”, disse a aluna.

“A Manu estava ansiosa, contando nos dedos para chegar o dia da festa, e eu acho isso muito bom, essa alegria da festa junina, que é uma tradição boa, com brincadeiras e uma comemoração sadia para as crianças”, comentou dona Maria Geralda.

As escolas da rede municipal se organizam nos preparativos para as comemorações juninas durante todo o mês. A maioria abrirá as portas neste sábado (9) para celebrar com os alunos e familiares. Nas festas abertas à comunidade, o dinheiro arrecadado com a venda de quitutes e com o bingo é revertido para ações internas da escola.