III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero faz ações na Semana do Meio Ambiente
Atualizado em 07/06/2018 - 17:24
ETRS para matéria Lixo Zero
No domingo, às 10h, os participantes conhecem o sistema de tratamento de resíduos realizado pela Urbam, no bairro Torrão de Ouro (Lixo Tour) - Foto: PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

Oficinas de reuso, energias sustentáveis, logística reversa e vários outros temas referentes à conscientização sobre a reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos sólidos fazem parte do III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América). A programação integra a Semana Municipal de Meio Ambiente e conta com apoio da Urbam (Urbanizadora Municipal).

Além dos debates, o Instituto Lixo Zero fará ações que visam a reflexão sobre o consumo consciente (não geração, redução e reciclagem de resíduos). A abertura será no dia 8, às 19h, no Centro da Juventude. No sábado, o evento acontece das 8h às 18h. No domingo, às 10h, os participantes conhecem o sistema de tratamento de resíduos realizado pela Urbam, no bairro Torrão de Ouro (Lixo Tour).

Segundo o embaixador do Movimento Juventude Lixo Zero Brasil e Instituto Lixo Zero Brasil, Leonardo Magno, o conceito Lixo Zero é uma meta para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós consumo. “Trouxemos para a Semana Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos a terceira edição do Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero Brasil, onde vamos compartilhar conhecimentos e práticas sobre o programa Lixo Zero”.

O trabalho de conscientização da Urbam e também do Movimento Lixo Zero se apoiam na política dos cinco R's:
- Reduzir
- Repensar
- Reaproveitar
- Reciclar
- Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos

Mais informações, programação e inscrições:

facebook.com/jlzsjc