Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental será inaugurado nesta sexta
Atualizado em 07/06/2018 - 16:08
Fachada Parque Tecnológico
O CDT vai fomentar pesquisas e realizar projetos de inovação que tragam benefícios para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Dentro da Programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de São José dos Campos participa nesta sexta-feira (8), às 14 horas, da cerimônia de inauguração do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental no Parque Tecnológico de São José dos Campos (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 - Eugênio de Melo).

O Centro será coordenado pelo Parque Tecnológico e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), com participação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), de instituições de ensino e pesquisa como Unesp, Fatec São José dos Campos e Escola Politécnica da USP e da Prefeitura de São José dos Campos.

O CDTASA nasce da necessidade de fomentar pesquisas e realizar projetos de inovação que resultem em benefícios para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a maior da região sudeste e que abastece 184 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, num total de 23 milhões de pessoas.

Além de desenvolver pesquisa e fornecer inovações para o setor de Saneamento e Recursos Hídricos, em parceria com instituições e municípios, o Centro também atuará com foco na Restauração Florestal, diretamente ligada à produção de água.

Saneamento Rural

O CDTASA também será interface com o projeto de saneamento rural que está sendo desenvolvido pela Prefeitura. Em 2017 foram captados R$ 893 mil junto a da Agência Nacional de Águas (ANA), para aplicação em saneamento rural e melhoria de drenagem de estradas rurais na Bacia do Rio do Peixe, um dos principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, situada no distrito de São Francisco Xavier.

O projeto contempla a construção de 200 sistemas de saneamento rural em propriedades situadas na bacia, utilizando-se de tecnologias sociais como fossas de evapotranspiração e biodigestores para tratamento do esgoto de vasos sanitários e de círculo de bananeiras, recurso complementar destinado ao tratamento da água de pias, chuveiros e máquinas de lavar. O projeto contempla ainda a adequação de estradas vicinais rurais, visando a mitigação do assoreamento dos cursos d’água, e a realização de biomonitoramento hídrico.

Semana de Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente envolve diversas atividades educativas, capacitações, lançamento de projetos, tendo como destaque as políticas públicas sustentáveis que são desenvolvidas no município. A programação prossegue até o dia 15 de junho.