Angel Vianna, ícone da dança contemporânea, é destaque do 29º Festidança
Atualizado em 07/06/2018 - 18:28
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Angel Vianna ministra worshop e tem presença garantida na apresentação de 'Ferida Sábia', nesta sexta-feira - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Perto de completar 90 anos de idade, a bailarina, coreógrafa e educadora Maria Ângela Vianna ou Angel Vianna, como é conhecida no mundo da dança, é um dos destaques da programação desta sexta-feira (8), do 29º Festidança, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A especialista comanda um workshop ‘jogos corporais’, às 15h, e tem uma participação especial na apresentação ‘Ferida Sábia’, da Cia. Ana Vitória Dança Contemporânea, às 19h30, no Centro de Estudos Teatrais (CET).

Angel nasceu em Belo Horizonte (MG) e é filha de pais libaneses, que deixaram o país em 1889 em direção ao Brasil. Ela é referência no cenário da dança contemporânea e da consciência corporal. Com Klaus Vianna, seu marido, criou uma escola de dança, hoje faculdade. Seu nome é sinônimo de experiência profissional, conquistada ao longo de muitos anos em diferentes institutos e centros de estudos do país, como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora da dança.

‘Ferida Sábia’ compõe a trilogia ‘Afinal, o que há por trás da coisa corporal?', iniciada em 2010. A performance explora o universo feminino e partir de um ponto de vista autobiográfico, tratando dos ritos de passagem da puberdade, da maternidade e da velhice. A apresentação tem concepção geral e direção de Ana Vitória, que também faz parte da interpretação, ao lado de Priscilla Teixeira, Marina Magalhães e Soraya Bastos.

A programação de sexta-feira do Festidança começa às 10h, no Centro de Estudos Teatrais, com um workshop de criação com a bailarina e coreógrafa baiana Ana Vitória, e termina às 19h30, no Teatro Municipal, com apresentações da Mostra Competitiva, na modalidade de danças urbanas. No mesmo local, o grupo No Limits, da Associação Síndrome de Down, faz uma participação especial (‘History’) com coreografia de Washington Ferreira.  

No site da Fundação Cultural é possível ter acesso à programação completa do festival, reserva de ingressos e inscrição para as oficinas e workshops. O público também poderá fazer doações de pó de café e leite em pó ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. O material pode ser entregue 1 hora antes do início de cada apresentação.

O 29º Festidança é uma realização da Prefeitura e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e conta com parceria de outras instituições culturais, como o Sesc São José dos Campos, Sesi e Afac, além Governo do Estado de São Paulo, por meio da Organização Social POIESIS.

Centro de Estudos Teatrais (CET)

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×