Alunos da Fundhas fazem oficinas com foco na sustentabilidade
Atualizado em 08/06/2018 - 09:20
Crianças no Centro Ambiental 06/06
Crianças da Fundhas aprendem a conservar o meio ambiente durante oficinas no Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Quarenta alunos, de 9 a 13 anos, das unidades Sede, Dom Bosco e Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), participaram de oficinas onde aprenderam a fazer bordados em folhas secas, cachepô com folhas de revistas, jogo da velha, com palitos de sorvete e bilboquê, com garrafa pet. Elas também reutilizaram caixas vazias de leite para realizar o plantio de erva cidreira. O evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Para fazer o bordado, foram utilizadas folhas secas, papel reciclável, miçangas e linha para bordado, formando uma obra de arte natural que, segundo a educadora socioambiental Iraci Mara de Araújo, ajuda a despertar na criança um olhar para o reuso de materiais.  “É importante que as crianças tenham a percepção de que nada se perde na natureza e que tudo pode se transformar, trazendo benefícios para as pessoas e para o meio em que vivem”.

Pedro Kaique de Oliveira Dantas, 12 anos, aluno da unidade Sede, ficou empolgado com a oficina e contou a importância de cuidar do meio ambiente. “Eu bordei nas folhas secas e aprendemos a forma de reaproveitar. Além de aprender, a gente pode compartilhar o que aprendeu com outras pessoas", disse.

Luana Gabriele da Silva, 11 anos, aluno da unidade Dom Bosco Criança, teve a oportunidade de plantar erva cidreira e, de acordo com o que aprendeu durante a visita, vai aguardar três meses para replantá-la no solo. “O professor ensinou que precisa ter buraquinho na caixa para que a planta não resseque e morra”.

Para Tamara da Silva, 9 anos, aluno da unidade Eugênio de Melo, o desafio foi fazer um bilboquê. “Usei garrafa pet e gostei muito porque ficou bem colorido e usamos só material reciclável”, comemorou.

O Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico fica à rua Santarém, 560, no Parque Industrial, e está com uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente.

Programação:

Sexta (dia 8) – das 9h às 10h30

Minicurso de orquídeas - 14 idosos da Casa do Idoso Sul vão aprender técnicas básicas de cultivo de orquídeas e vão fazer mudas que poderão levar para casa.

Ações ambientais em diversas unidades da Fundhas – Plantio de árvores

Sobre o Centro

Lançado em 31 de outubro de 2017, o Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico possui área de mais de 3.000m² - uma sala de aula a céu aberto, com infinitas possibilidades de aprendizagem e interdisciplinaridade, transformando o espaço em uma plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com foco na sustentabilidade.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar, com atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.