FCCR, Câmara e Univap renovam parceria que criou o Pró-Memória
Atualizado em 06/06/2018 - 10:47
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada do Arquivo Público do Município, localizado na Parque da Cidade, ao lado da sede de Fundação Cultural - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a Câmara Municipal e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) darão continuidade à parceria celebrada em 2004, que resultou na criação do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, criado por decreto legislativo em 2003. Com isso, o trabalho de identificação, higienização, digitalização e divulgação de documentos referentes à história do município terá prosseguimento.

A renovação dessa parceria será oficializada nesta quarta-feira (6), às 19h30, no plenário do Legislativo, onde representantes das três instituições assinarão um Termo de Acordo de Cooperação Técnica, que terá validade de 60 meses. Em 14 anos de colaboração, mais de 6.700 documentos foram digitalizados e disponibilizados para consulta pelo site da Câmara Municipal.

Também está previsto a realização de uma palestra com o historiador André Bazzanella, chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, ligada ao Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), que falará sobre ‘O Valor da memória para a construção do futuro’. Uma exposição sobre o Pró-Memória também será aberta no hall da Câmara Municipal.

Responsabilidades

Pela parceria, caberá à Fundação Cultural, por meio do Arquivo Público do Município, selecionar os documentos e disponibilizar seu acervo para a realização de pesquisas.

À Câmara Municipal cabe disponibilizar seus documentos de caráter histórico, contratar estagiários de graduação em História para dar suporte às atividades, além de alimentar e manter disponíveis as informações no site.

Já à Univap cabe estabelecer a metodologia de trabalho, designar pessoa habilitada e os meios necessários para a realização das pesquisas de campo, análise e estruturação dos dados, além de disponibilizar o material para publicação online.

Câmara Municipal de SJC

Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia