Prefeitura recupera Praça do Torii em parceria com a comunidade japonesa
Atualizado em 05/06/2018 - 18:34
Limpeza do lago e serviços de manutenção na praça do Tori no Jd. Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 05-06-2018
Funcionários da Prefeitura limpam lago da Praça do Torii: revitalização será concluída até dia 22 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em parceria com a comunidade japonesa, a Prefeitura de São José dos Campos vai concluir até o próximo dia 22 a revitalização da praça Riugi Kojima (Praça do Torii), no Jardim Aquarius, na zona oeste.

A reurbanização está sendo realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade através do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem como objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades.

Por meio do programa, que visa recuperar estes locais para que voltem a ser frequentados com tranquilidade pelas famílias, já foram revitalizadas 12 áreas de lazer desde 2017.

Comemoração japonesa

A praça do Torii, uma das mais bonitas e mais simbólicas de São José dos Campos, estará totalmente revitalizada para a solenidade que será realizada no local no próximo dia 23, a partir das 10h, e que marcará na cidade a celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 10 anos de existência desta área de lazer.

Na ocasião, já estará instalado um totem de 2 metros de altura onde será contada a história da praça.

A área de lazer, que tem cerca de 9.000 metros quadrados e é uma das maiores de São José, foi construída em 2008 também através de uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade nipônica para comemorar o centenário da chegada da colônia ao país.

A praça recebeu o nome de Riugi Kojima, em homenagem ao engenheiro que morreu naquele mesmo ano, quando exercia o segundo mandato consecutivo de vice-prefeito.

Revitalização

Nesta quarta-feira (6), será concluída a limpeza do lago e executados serviços de jardinagem, paisagismo e plantio de árvores. As equipes também estão realizando reparos no caminho de pedriscos.

As próximas etapas da revitalização compreendem a implantação de 8 torôs (lanternas japonesas), a revisão da iluminação, a pintura da praça e dos postes e a instalação de mais dois bancos.

Um dos principais trabalhos até o momento foi a recuperação do Hokorá, santuário de madeira que foi cercado para evitar que volte a ser alvo de vandalismo.

Foi reativada a iluminação interna do Torii, imponente estrutura de aço que já é um dos símbolos de São José e que possui 56 toneladas, 17 metros de altura e 21 metros de largura. A base do monumento também recebeu reparos.

As equipes da Prefeitura realizaram ainda roçada geral em toda a praça.

Outras melhorias

Paralelamente à revitalização da Praça do Torii e também como parte da comemoração dos 110 anos da imigração japonesa, a Prefeitura está recuperando a praça Kadoma, no Jardim América, na zona sul.

A área de lazer é outro dos principais símbolos da colônia japonesa em São José. A reurbanização está prevista para ser concluída ainda neste mês.

O jardim e o lago japoneses do Parque Santos Dumont, na região central, também estão recebendo cuidados da Prefeitura. Estão sendo realizados serviços de poda no jardim, que terá uma nova cerca.

Já o lago está sendo limpo, a exemplo do que aconteceu em 2017 e no início deste ano.

Serviço intensificado

As ações do programa Minha Praça de Volta foram intensificadas.

Além das praças do Torii e Kadoma, estão sendo revitalizadas simultaneamente outras três áreas de lazer.

São elas o Parque Ayrton Senna da Silva (Parque Interlagos) e a Praça das Bandeiras (Jardim Estoril), ambas na zona sul, e a praça Álvaro Prisco de Oliveira, a ‘praça do Extra’ (Vila Sanches), na entrada de São José.

O Parque Ayrton Senna da Silva estará totalmente recuperado até o próximo dia 15, já que no dia seguinte será realizada em suas imediações uma edição especial do Conexão Juventude e Ação.

Áreas de lazer já reurbanizadas

Praça 1 (praça não tem nome)

Localização: avenida Milton Santos com rua das Pitangas

Bairro: Frei Galvão