Mais de 16 mil alunos da rede participam da 14ª Olimpíada de Matemática
Atualizado em 05/06/2018 - 18:13
Mais de 16 mil alunos de rede municipal participam da 14ª OBMEP
Em São José, 41 escolas de ensino fundamental participaram da Olimpíada, que estimula e promove o estudo da matemática - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 16 mil alunos de 41 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de São José dos Campos participaram, nesta terça-feira (5), da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O objetivo da realização da prova é estimular e promover o estudo da matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, estimular o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas.
Os alunos com melhor classificação na prova são premiados com medalhas e podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos distribuídos pelo país, e do fórum virtual, além do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que oferece aos estudantes universitários, que se destacaram nessas Olimpíadas, a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação.
De acordo com a equipe escolar da Secretaria de Educação e Cidadania, a realização da OBMEP é muito importante, pois deixa os alunos motivados com o desafio de se superarem a cada ano de participação da prova. O evento também desperta nos alunos o interesse pela matemática e a conseguir uma boa colocação na prova, tendo como referência os alunos premiados em edições anteriores.

Sobre a OBMEP

Destinada aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).