Escolas municipais participam de ações no Dia do Meio Ambiente
Atualizado em 05/06/2018 - 16:03
Fotos do plantio na EMEI Prof.a Maria Alice Pasquarelli, no Jardim Copacabana  05 06 2018
A programação vai até o dia 15 de junho e envolve diversas ações intersecretarias, atividades educativas nas escolas municipais, capacitações e lançamento de projetos - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), dá início à programação da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos. A programação vai até o dia 15 de junho e envolve diversas ações intersecretarias, atividades educativas nas escolas municipais, capacitações e lançamento de projetos, tendo como destaque as políticas públicas sustentáveis que são desenvolvidas na cidade.

Na Emef Profª Martha Abib Castanho, no Jardim Satélite, o dia começou com alunos e professores reunidos na área externa da escola para plantar e regar a muda de oiti, árvore nativa da Mata Atlântica. A mobilização das escolas municipais nos plantios com alunos acontecerá durante todo o mês de junho, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. A ação faz parte de uma estratégia de mobilização que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da arborização, especialmente nos espaços urbanos.

“A importância desta ação é deixar um legado ambiental. A gente vê muita destruição no meio ambiente e as crianças são as melhores multiplicadoras para uma mudança. Essas ações contribuem também para melhorarmos a limpeza e a organização, tanto no meio externo quanto dentro da sala de aula, das casas, é algo prático que faz parte da rotina dos alunos, eles se preocupam em cuidar do meio em que vivem”, disse a professora do 5º ano, Margareth de Almeida da Silva.

Os alunos do 5º ano atuam na escola como multiplicadores transmitindo os aprendizados sobre conservação e cuidado com o meio ambiente aos alunos menores. Desta troca, surgiu a ideia de produzirem o ‘diário da árvore’, que terá registros documentando o crescimento e desenvolvimento da árvore recém-plantada. Os registros contarão a história da árvore e poderão ser transmitidos para as próximas turmas de alunos, que darão continuidade ao projeto.

“Aprendi que as nascentes e as árvores têm papel muito importante no nosso planeta. A nascente, por exemplo, é muito importante, algo tão pequeno, como uma nascente, se transforma em algo tão grande, um rio. Gosto da convivência com a natureza, saber como as coisas funcionam nela e como ela é importante para a gente”, afirmou o estudante Júlio Cesar dos Santos Neto, de 10 anos.

O plantio de uma muda de árvore na escola propicia que o aluno tenha um papel ativo, tanto no momento do plantio, como no processo de cuidado com a muda e acompanhamento do seu crescimento, o que favorece para ampliar sua percepção ambiental.

Para técnicos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a experiência prática dos alunos dá sentido especial ao projeto, considerando que a vivência tende a marcar mais do que uma conversa em sala de aula.

“Aprendi que temos que cuidar das nascentes e das árvores, porque elas nos dão vida, todo dia precisamos cuidar e nos importar com elas. É muito importante cuidar da natureza porque sem ela não somos nada”, foi a lição que a aluna Clara David Cardoso, de 10 anos, deu aos amigos presentes no local.

E já no período da tarde, foi a vez dos pequenos alunos da Emei Profª Maria Alice Pasquarelli, no Jardim Copacabana, realizarem o plantio de uma muda de Ipê amarelo. As crianças se empolgaram ao saber da professora que, futuramente, a árvore poderá florir e oferecer sombra fresca no espaço do parquinho.
“Na sala de aula a gente sempre fala sobre o respeito à natureza e ao meio ambiente, o cuidado com as árvores, com a água e tudo que é vivo. Eles entendem essa importância e se preocupam em cuidar da natureza com carinho”, contou a professora Rose Melo Braga, que acompanhava sua turma do Infantil II.

Semana do Meio Ambiente

A programação da semana prossegue nesta quinta (6) para o público interno de funcionários Prefeitura com o lançamento da nova campanha da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. A partir das 9 horas será realizado um evento de integração na Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, no Paço Municipal. A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que busca introduzir práticas sustentáveis nos órgãos públicos.

Às 14 horas será realizada uma palestra para funcionários do PoupaTempo São José dos Campos com a temática “Saúde pública, tecnologia e sustentabilidade”. Na quinta-feira (7) será realizada palestra no Condomínio Industrial Radici Têxtil, localizado em Santana, próximo do Rio Paraíba do Sul. A palestra vai apresentar o Programa Revitalização de Nascentes destacando como as empresas podem contribuir para a preservação do rio mais importante da região. Confira a programação completa da Semana de Meio Ambiente.