São José promove uma semana de debates sobre o trabalho infantil
Atualizado em 04/06/2018 - 18:24
Trabalho Infantil
Trabalho Infantil - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, lança nesta terça-feira (5) a campanha “Brincar, Estudar e Aprender SIM... Trabalho Infantil NÃO...” que tem como objetivo a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da prevenção e o combate ao trabalho infantil.

Será uma semana inteira com programação extensa para debater o tema e falar sobre as ações que a Prefeitura realiza em parceria com os órgãos de defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente, articulando uma rede de proteção com ações estratégicas, por meio do desenvolvimento de programas e serviços destinados também às famílias.

Os Cras (Centros de Referências da Assistência Social), os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), as Casas do Idoso (centro, sul, leste e norte) e OSCs (Organização da Sociedade Civil), irão promover rodas de conversas, apresentações culturais, oficinas socioeducativas, além de brincadeiras e diversão para toda a família.

Benefícios das ações realizadas pelo município

Crianças e adolescentes

• Inclusão ou reinserção em atividades escolares
  • Ações de cultura, lazer e esporte
  • Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos
  • Trabalho protegido

Adultos e famílias

• Transferência de renda por meio do programa Bolsa Família (para famílias que atendem aos critérios socioeconômicos
  • Quali­ficação pro­fissional por meio de cursos pro­fissionalizantes
  • Atendimento ou acompanhamento da família no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Trabalho infantil

Considera-se trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, conforme a Constituição Federal (artigo 7º, inciso XXXIII).

O trabalho infantil provoca graves implicações para o desenvolvimento, escolarização e saúde de crianças e adolescentes.

O Censo do IBGE de 2010 identi­ficou a redução do trabalho infantil nos setores formalizados da economia. No entanto, ele se concentra em áreas de difícil ­fiscalização, principalmente nas atividades informais, no aliciamento pelo trá­fico, em formas de exploração sexual, nos serviços domésticos e de produção familiar.

Das 13h30 às 17h

Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)

Rodas de conversas, apresentações culturais, oficinas socioeducativas e brincadeiras

Das 9h às 11h30