Prefeitura retoma tapa-buraco na região central e nos bairros
Atualizado em 06/06/2018 - 10:08
Tapa Buracos  Rua Mario Sampaio Martins  Região Central 04 06 2018
Equipes da Prefeitura tapam buracos na rua Mário Sampaio Martins, na região central - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança aos motoristas, motociclistas e ciclistas, a Prefeitura de São José dos Campos retomou nesta segunda-feira (4) as operações tapa-buraco na região central e nos bairros. O trabalho é realizado diariamente pela Secretaria de Manutenção da Cidade com três equipes simultâneas.

A força-tarefa desta semana abrangerá ruas e avenidas em bairros de todas as regiões da cidade. Nesta segunda-feira (4), as equipes taparam buracos em ruas e avenidas da região central, no Jardim Santa Luzia (sudeste), no Jardim Santa Cecília 1 (leste) e no Parque Interlagos (sul).

Na terça-feira (5), o trabalho será realizado no Jardim Esplanada e no Jardim Alvorada (região central), nos bairros Vista Verde e Jardim Diamante (leste) e no Jardim América, na região sul (confira a programação completa abaixo.

Em caso de chuva, os serviços podem ser reprogramados.

Antipoeira

Com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população, nesta semana também serão retomadas as operações tapa-buraco em vias com revestimento antipoeira.

Nesta quarta-feira (6), serão contempladas vias com antipoeira do Águas de Canindú 2 e na quinta (7), do Freitas, ambos na zona norte.

Em 2017, já havia sido aplicada fresa de asfalto na Estrada Antenor Salles Vilela, principal acesso do Chácaras Havaí aos bairros Águas de Canindu 1 e Águas de Canindú 2.

Desde fevereiro último, já foram recuperados 38 km em 11 bairros das regiões leste, norte, oeste e sudeste, e em estradas do distrito de São Francisco Xavier.

Este material foi aplicado pela Administração anterior em um total de 110 km de ruas, avenidas e estradas municipais.

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

Serviço ampliado

Em 2017, a Prefeitura tapou um total de 20.582 buracos, um aumento de 885% em relação a todo o serviço executado em 2016 –no caso, 2.089 buracos tapados.

Nos cinco primeiros meses de 2018, já foram tapados 8.578 buracos, atendendo até 18 de maio um total de 3.526 pedidos.

Os números se referem aos atendimentos de solicitações feitas por munícipes por meio da Central 156. O trabalho também é executado após vistorias realizadas diariamente pela Secretaria de Manutenção da Cidade, sempre com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e motociclistas e melhorar o tráfego.

O bom resultado deste ano se deve à intensificação do trabalho em todas as regiões da cidade. De segunda a sexta-feira, três equipes realizam operações tapa-buracos nos bairros, sempre das 7h às 16h50.

Em outra frente de atuação, a Prefeitura realiza reparos e terraplenagem em vias não pavimentadas.

Programação desta semana

Segunda-feira (4):

Vias da região central; Jardim Santa Luzia (sudeste); Jardim Santa Cecília 1 (leste) e Parque Interlagos (sul)

Terça-feira (5):

Jardim Esplanada e Jardim Alvorada (região central); Vista Verde e Jardim Diamante (leste) e Jardim América (sul)

Quarta-feira (6):

Vias com antipoeira do Águas de Canindú 2 (norte); Monte Castelo (região central) e Parque Industrial (sul)

Quinta-feira (7):

Vias com antipoeira do Freitas (norte); Jardim São José (leste) e Jardim do Céu (sul)

Sexta-feira (8):

Jardim da Granja (sudeste); Campos de São José (leste) e Jardim Imperial (sul)