Plantios nas escolas marcam abertura da Semana de Meio Ambiente
Atualizado em 04/06/2018 - 17:03
Plantio de Árvores dia da Agua  22 03 2018
Alunos da rede municipal terão atividade especial de plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos inicia a programação da Semana de Meio Ambiente nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que vai até o dia 15 de junho, envolve diversas atividades educativas, capacitações, lançamento de projetos, tendo como destaque as políticas públicas sustentáveis que são desenvolvidas no município.

As atividades da semana serão abertas com uma grande mobilização das escolas municipais que realizarão plantios com a participação dos alunos durante todo o mês de junho, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. Diversas escolas municipais integram as atividades nesta terça, dentre elas a Emef Profª Martha Abib Castanho, no Jardim Satélite, às 9 horas (rua Leblon, 60), Emei Profª Maria Alice Pasquarelli, no Jardim Copacabana, às 10 horas (praça Joaquim Figueira de Andrade, 60) e Emei Profª Rosana Scarpel da Silva, no Campo dos Alemães, às 14 horas (rua João de Oliveira e Silva, 453).

A ação faz parte de uma estratégia de mobilização que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da arborização, especialmente nos espaços urbanos. As árvores desempenham funções importantes no ambiente como produção de oxigênio e redução do gás carbônico por meio da fotossíntese, purificação do ar, equilíbrio térmico, diminuição da poluição sonora, amortecimento de ventos e abrigo para a fauna. Contribuem também para o balanço hídrico, redução dos impactos das chuvas, redução no custo de manutenção do asfalto, melhora das características paisagísticas e estéticas e na valorização da qualidade de vida local.

O plantio de uma muda de árvore na escola propicia que o aluno tenha um papel ativo, tanto no momento do plantio, como no processo de cuidado com a muda e acompanhamento do seu crescimento, o que favorece ampliar sua percepção ambiental.

Organizada pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o objetivo da Semana de Meio Ambiente é promover a conscientização das pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar mudanças de atitude.

A programação completa da Semana de Meio Ambiente está disponível neste link.