São José dos Campos oferece serviço especializado para idosos em situação de risco ou violação de direitos
Atualizado em 03/06/2018 - 15:08
Dia do Desafio Casa do Idoso  30 05 2018
Centro Dia nas quatro Casas do Idoso - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Você sabia que São José dos Campos disponibiliza um serviço diferenciado que auxilia o idoso em situação de risco ou violação de direitos, que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD)? Então, este serviço, chamado Centro Dia, existe e tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos.

Nas quatro Casas do Idoso (centro, leste, norte e sul), este atendimento oferece 160 vagas no total. Uma equipe específica e habilitada ajuda essas pessoas que precisam de cuidados individualizados, visando diminuir a exclusão social bem com a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa. Frequentando o Centro Dia, o idoso passa a fazer parte da rotina da Casa, convivendo com outras pessoas no seu dia a dia.

Há dois anos, Oralice Alves de Sá Automare, 74 anos, moradora do Jardim Morumbi, frequenta esse serviço. “Eu sofria muito com depressão e ficava sozinha porque a minha filha precisa trabalhar. Como eu preciso de cuidado o tempo todo, eu vim para cá. Quando cheguei aqui eu pesava 35 quilos, hoje peso 55 quilos (risos). Me divirto muito aqui. Quando não dá para vir fico triste. Minha vida melhorou muito depois que vim para a Centro Dia. Agora só vou ao médico para rotina, não vou mais como ia antes.”

Frequentadora da Casa do Idoso durante quatro anos, Mercedes Barreto da Silva, 81 anos, moradora do bairro Vila São Pedro, ficou um tempo afastada por problemas de saúde e agora está de volta à casa fazendo parte desse novo serviço implantado no último dia 14 na Casa do Idoso Centro. “Mesmo já tendo frequentado a Casa, estar aqui nesse serviço é novidade e estou muito feliz de ter voltado. Acho que esse trabalho que eles estão oferecendo aqui é muito importante. Estou ansiosa para ver o que irá acontecer daqui para frente”.

De acordo com a coordenadora das Casas do Idoso, Kelen Karina de Moura Pereira e Silva, os benefícios para os usuários desse serviço são inúmeros. “Os benefícios para os atendidos no Centro Dia são muitos como o desenvolvimento da autonomia, a prevenção de isolamento social, os cuidados e o suporte para a família. Aqui eles recebem atenção especializada o tempo todo, além de estarem integrados com os outros idosos das Casas participando de todas atividades diárias”.

O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O serviço tem início às 8h e termina às 17h. Além das atividades e cuidados especiais, os idosos ainda fazem cinco refeições durante esse período de atendimento na Casa.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Todos os atendidos recebem cuidados diários, alimentação e participam de diversas atividades sob acompanhamento e supervisão profissional, conforme a capacidade funcional do idoso como por exemplo:

- Atividades lúdicas e socioeducativas;

- Rodas de conversa;

- Oficina de memória;

- Terapia Ocupacional;

- Fisioterapia;

- Caminhada;

- Relaxamento;

- Ginástica;

- Alongamento;

- Exercícios localizados;

- Hidroginástica;

- Jogos recreativos.

Caso seja necessário, será disponibilizado para o idoso transporte, inclusive adaptado quando for o caso, para o deslocamento entre a sua residência e a Casa do Idoso.