Biblioteca Cassiano Ricardo terá palestra sobre bullyng e ciberbullyng em junho
Atualizado em 03/06/2018 - 15:12
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Em junho, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo recebe estudantes, educadores e o público em geral com oficinas literárias, palestras, sarau e exposição de poemas. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A programação de junho da Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo, conta com atividades diversificadas do mundo da leitura, como encontro com o autor, sarau e oficinas. O destaque deste mês fica por conta de uma parceria importante com a ONG Logos – Prevenção e Posvenção do Suicídio, para falar sobre bullyng e Ciberbullyng.

A psicóloga Fabiana Moraes irá ministrar a palestra voltada para professores e estudantes da área de psicologia, educação e cursos afins, alertando sobre os riscos para o suicídio e formas de prevenção. A atividade acontece no dia 26, das 9h às 11.

Programação

Além da palestra, o espaço recebe o Sarau “Visceral”, com a autora do livro homônimo, Luana Helena. O encontro está marcado para o dia 12, às 10h, com uma hora e meia de duração. O sarau é destinado para o público infantil.
Também no dia 12, no período da tarde, entre às 14h às 16h30, a professora doutora Nilce Camila de Carvalho, irá realizar a Oficina Pedagógica e Literária “Introdução à Leitura Afro-brasileira”. Professores e estudantes da área da educação poderão participar da oficina.

No dia 13, outra Oficina Literária acontece, esta com o escritor Sandro Cuesta. Com o tema “Poemas e Acrósticos”, a atividade acontece das 14h às 16h30, e a classificação etária é de 12 anos. E no dia 19, entre as 9h30 e às 11h, o professor doutor Ricardo Sorgon Pires, participará da Oficina Pedagógica “O debate historiográfico sobre a raça e identidade no Brasil”. A atividade é voltada para o público relacionado à educação.

O Encontro com o Autor deste mês será com a escritora “Val Saab”, autora do livro “Posso te Levar Felicidade? As aventuras do Mundo de Anastácia”. Neste encontro, a autora compartilhará a história do seu livro, abordando aspectos sobre a felicidade, o que faz as crianças felizes, seu contato com animais e com pessoas mais velhas. O evento acontece no dia 21, das 9h30 às 11h, para o público infantil.

Já em andamento, o curso de extensão “Formação Cultural, preconceito e educação”, dado pelo mestre em Educação, Marcos Natanael Faria Ribeiro, acontece nos dias 8, 15, 22 e 29, das 14h às 16h. O curso faz parte de uma parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e é destinado para professores, psicopedagogos, estudantes de licenciatura ou pós-graduação na área da educação e afins, e demais interessados.

Entre os dias 6 e 27 é possível observar a exposição “A Origem do Silêncio”, do escritor Diego Sant’ Anna. O autor exibe uma coletânea de poemas criados da inspiração, “nascida do silêncio mais profundo que habita no interior da alma”. A proposta apresenta um espiral de sentimentos transformados em poesia.

Nas terças e quintas-feiras, durante todo o mês, é possível realizar visita monitorada à Biblioteca Cassiano Ricardo, que dura cerca de 1h30 e pode ser feita em grupo de até 40 pessoas. A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, fica na rua XV de Novembro, nº 99, Centro. Mais informações e agendamento de visitas no telefone: 3921-6330.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania