Prefeitura inicia pagamento aos beneficiários do Pró-Trabalho
Atualizado em 30/07/2018 - 16:41
Primeiros pagamentos aos bolsistas do Pró-Trabalho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2018
Bolsistas que iniciaram atividades em julho recebem o primeiro pagamento, com horário agendado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Esta segunda-feira (30) foi dia do primeiro pagamento aos bolsistas do programa Pró-Trabalho, que desempenharam atividades no mês de julho. Ao todo, a Prefeitura de São José dos Campos entregou 290 cheques aos trabalhadores, que tiveram seus horários agendados e foram atendidos no Paço Municipal para maior comodidade.

Após vários meses enfrentando o desemprego, esse salário deixou muitas famílias mais tranquilas e com a expectativa de uma vida melhor e mais digna. Esse é o caso, por exemplo, de Sérgio Sampaio da Silva, que começou a trabalhar em serviços internos no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Leste. “A primeira coisa que vou fazer com esse cheque é uma compra de supermercado boa para a minha família. Faz muito tempo que não faço isso. Estou muito feliz com essa nova oportunidade, voltando a rotina de trabalho, isso é muito bom”.

A bolsista Valéria de Oliveira Castilho está trabalhando em serviço interno na copa do Paço Municipal e está muito feliz com o novo ambiente de trabalho. “Estou gostando bastante do serviço. O local de trabalho é muito gostoso e as pessoas são bem legais. Me lembro que quando fiz minha inscrição, achei que não fosse conseguir porque tinha mais de três mil inscritos e, para minha surpresa, fui chamada. Agora é colocar as contas em dia com esse primeiro pagamento porque mesmo desempregada, as contas não pararam de chegar em casa (risos)”, afirmou.

A entrega dos cheques foi feita pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que disponibilizou uma equipe de técnicos aos beneficiários para esclarecer eventuais dúvidas que poderiam surgir sobre o pagamento.

O Programa

Os participantes do Pró-Trabalho terão uma bolsa-auxílio qualificação no valor de até R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período, e vale alimentação de R$ 100. O Pró-Trabalho é coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Todos os beneficiários deverão realizar cursos de qualificação profissional nas áreas administrativa, serviços gerais internos e externos, de acordo com a área escolhida, com carga horária de até 8h semanais.