Fumacê contra pernilongos é intensificado nos bairros de São José
Atualizado em 31/07/2018 - 12:05
Fumacê Região Central
Nesta semana, as nebulizações se concentrarão em bairros das zonas sul e leste onde há maior demanda de pedidos de munícipes por meio da Central 156 - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as aplicações de fumacê contra pernilongos em todas as regiões do município.

O trabalho, realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, foi executado na semana passada no Campo dos Alemães e no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul.

Nesta semana, as nebulizações se concentrarão em bairros das zonas sul e leste onde há maior demanda de pedidos de munícipes por meio da Central 156 (confira a programação abaixo).

Os produtos utilizados nas nebulizações combatem os pernilongos e também o mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções de casos destas doenças.

Intensificação

Neste ano, o fumacê nas ruas foi ampliado pela Prefeitura, com nebulizações também aos sábados de janeiro a abril, quando a infestação era maior devido ao verão.

Em fevereiro, foram priorizados os corredores de propagação do vírus da febre amarela, integrando a força-tarefa iniciada pela Prefeitura em janeiro com a vacinação em massa da população, inclusive de casa em casa.

Na ocasião, foram agendadas nebulizações em regiões próximas às matas onde foram encontrados macacos mortos, também complementando as ações da Secretaria de Saúde.

Pedidos

As solicitações de fumacê devem ser encaminhadas por meio da Central 156.

No primeiro semestre de 2018, foram atendidos 2.291 pedidos de munícipes através da Central 156 contra 443 solicitações do mesmo período do ano anterior, o que representa um aumento de 417% na resolutividade.

São priorizados os bairros e áreas com mais demandas. E em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas.

Prevenção

Paralelamente às nebulizações, é realizado diariamente um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti.

Existem atualmente 79 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante. Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.

30 de julho (segunda-feira)

Jardim Satélite

31 de julho (terça-feira)
Região sul:

Dom Pedro 1º e Dom Pedro 2º, Conjunto Residencial Papa João Paulo 2º, Jardim Portugal, Jardim Estoril, Jardim Madureira, Jardim Del Rey, Quinta das Flores, Residencial do Bosque

1º de agosto (quarta-feira)
Região sul:

Residencial União, Residencial Gazzo, Bosque dos Ipês, Jardim dos Ipês, Residencial Altos do Bosque, Jardim Juliana, Jardim Capitingal

Vista Verde, Jardim Diamante, Residencial Floresta

2 de agosto (quinta-feira)

Região sul:

Jardim Oriente, Jardim Oriental, Jardim Rosário, Jardim do Céu, Jardim Sul, Jardim Terras do Sul, Sol Nascente