Pólio e Sarampo: campanha tem meta de vacinar 40 mil crianças
Atualizado em 04/08/2018 - 15:41
Vacina contra Sarampo na Ubs do Parque Industrial. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
A população alvo desta ação é composta de crianças de um 1 até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A campanha nacional de vacinação contra Poliomielite e o Sarampo será realizada no período de 4 a 31 de agosto, com a meta de vacinar cerca de 34 mil crianças em São José dos Campos. A população alvo desta ação é composta de crianças de um 1 até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

As vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 40 unidades básicas de saúde e quatro unidades avançadas em todas as regiões da cidade. O Dia D de mobilização e divulgação da campanha acontecerá em 4 e 18 de agosto (sábados). Neste dia, a vacinação ocorrerá em 20 UBS’s, das 8h às 17h.

A campanha tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de 5 anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

A Prefeitura reforça que, nesta campanha, os pais e responsáveis têm papel fundamental no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

As doenças

A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para sua erradicação e eliminação.

A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e, desde 1990, não são registrados casos da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Nos últimos anos, foram vivenciados surtos de sarampo no país. No período de 2016 a 2017, não foi registrado nenhum caso da doença no país. Atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo em dois estados (Roraima e Amazonas) com registro de 314 casos confirmados.

Na campanha contra o sarampo será utilizada a vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).


Campanha

4 a 31 de agosto
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h
40 UBS’s e 4 unidades avançadas

Dia D de mobilização

4 e 18 de agosto
Sábados – 8h às 17h
20 UBS’s
(Vista Verde, Campos de São José, Jardim São José, Eugênio de Melo, Novo Horizonte, Jardim da Granja, Jardim Paulista, Tatetuba, Putim, Centro 1, Santana, Alto da Ponte, Telespark, Campo dos Alemães, Parque Industrial, Satélite, Morumbi, D. Pedro, Oriente, Jardim das Indústrias).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×