Xadrez e tênis de mesa faturam títulos antecipados dos Regionais
Atualizado em 27/07/2018 - 12:32
Jogos Regionais
Enxadristas conseguem virada incrível no feminino e estão próximas do título; homens já levaram o caneco - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O antepenúltimo dia de competições rendeu mais dois títulos para a delegação de São José dos Campos, apoiada pela Prefeitura, nos 62º Jogos Regionais. O detalhe é que as glórias desta quinta-feira (26) vieram de forma antecipada.

A série de conquistas começou com os meninos do xadrez, que deixaram todos os adversários para trás no Tebar Praia Clube, em São Sebastião. Os placares: 2.5 a 1.5 sobre Ferraz de Vasconcelos e 4 a 0 em cima de Paraibuna. Esses resultados garantiram matematicamente o título do torneio, com 21 pontos.

No fim da tarde, o elenco de tênis de mesa, liderado pelo técnico e jogador Guilherme Spinelli, imbatível até então, arrasou nos confrontos individuais e garantiu por antecipação os títulos no masculino e no feminino. Eric Mancini e Afonso Guedes foram os campeões, respectivamente, assim como Katia Kawai e Thais Figueiredo. Na sexta-feira, São José decide ainda o torneio por equipes.

Mas a grande surpresa do dia foi a recuperação das mulheres, que numa virada fenomenal, saindo do último lugar na classificação geral, conseguiram saltar para a liderança da competição. Elas bateram São Sebastião por 4 a 0 e Jacareí por 3 a 1, indo a 19,5 pontos.

Agora, elas só dependem de si para serem campeãs. Se vencerem, comemoram o título; em caso de empate, ficam com o vice; se forem derrotadas, terminam com o 3º lugar.

Medalhas e vaga
Após dois dias de competição, o atletismo joseense se tornou um forte candidato a levar os títulos das categorias masculina e feminina. Só nesta quinta-feira, foram conquistadas 16 medalhas, sendo 8 ouros, 4 pratas e 4 bronzes.

Entre os homens, São José dos Campos lidera com 126 pontos, de forma isolada. Já no feminino a briga é mais acirrada. O município líder é Pindamonhangaba, que tem 150 pontos. São José está empatada com Guarulhos, com 107 pontos. Nesta sexta-feira, serão definidos os campeões.

Outra modalidade que já garantiu um troféu para São José é o vôlei masculino, que, sem perder nenhum set em quatro jogos, chegou à final dos Regionais nesta quinta.

O adversário derrotado foi o time de Francisco Morato, que caiu para os joseenses por 3 sets a 0, com parciais de (25/14, 25/9 e 25/14). A final do torneio será contra os anfitriões de São Sebastião.

O coordenador técnico Márcio Turco avaliou positivamente a participação da equipe e destacou o ‘alto nível de concentração do elenco’ em quadra.

“Está sendo uma competição muito boa para a gente. A gente está conseguindo transferir os nossos treinamentos para os jogos. A vitória de hoje foi relativamente fácil, porém com uma transferência do que está sendo feito nos treinos muito eficiente. Espero que na final a gente possa colocar em prática tudo novamente”, disse Turco.

Outros resultados – 26/7
Atletismo - feminino
Lançamento do Martelo
Angélica Carregosa (ouro) e Natasha Barbosa (prata)