Xadrez e tênis de mesa faturam títulos antecipados dos Regionais
Atualizado em 27/07/2018 - 12:32
Jogos Regionais
Enxadristas conseguem virada incrível no feminino e estão próximas do título; homens já levaram o caneco - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O antepenúltimo dia de competições rendeu mais dois títulos para a delegação de São José dos Campos, apoiada pela Prefeitura, nos 62º Jogos Regionais. O detalhe é que as glórias desta quinta-feira (26) vieram de forma antecipada.

A série de conquistas começou com os meninos do xadrez, que deixaram todos os adversários para trás no Tebar Praia Clube, em São Sebastião. Os placares: 2.5 a 1.5 sobre Ferraz de Vasconcelos e 4 a 0 em cima de Paraibuna. Esses resultados garantiram matematicamente o título do torneio, com 21 pontos.

No fim da tarde, o elenco de tênis de mesa, liderado pelo técnico e jogador Guilherme Spinelli, imbatível até então, arrasou nos confrontos individuais e garantiu por antecipação os títulos no masculino e no feminino. Eric Mancini e Afonso Guedes foram os campeões, respectivamente, assim como Katia Kawai e Thais Figueiredo. Na sexta-feira, São José decide ainda o torneio por equipes. 

Mas a grande surpresa do dia foi a recuperação das mulheres, que numa virada fenomenal, saindo do último lugar na classificação geral, conseguiram saltar para a liderança da competição. Elas bateram São Sebastião por 4 a 0 e Jacareí por 3 a 1, indo a 19,5 pontos.

Agora, elas só dependem de si para serem campeãs. Se vencerem, comemoram o título; em caso de empate, ficam com o vice; se forem derrotadas, terminam com o 3º lugar.

Medalhas e vaga
Após dois dias de competição, o atletismo joseense se tornou um forte candidato a levar os títulos das categorias masculina e feminina. Só nesta quinta-feira, foram conquistadas 16 medalhas, sendo 8 ouros, 4 pratas e 4 bronzes.

Entre os homens, São José dos Campos lidera com 126 pontos, de forma isolada. Já no feminino a briga é mais acirrada. O município líder é Pindamonhangaba, que tem 150 pontos. São José está empatada com Guarulhos, com 107 pontos. Nesta sexta-feira, serão definidos os campeões.

Outra modalidade que já garantiu um troféu para São José é o vôlei masculino, que, sem perder nenhum set em quatro jogos, chegou à final dos Regionais nesta quinta.

O adversário derrotado foi o time de Francisco Morato, que caiu para os joseenses por 3 sets a 0, com parciais de (25/14, 25/9 e 25/14). A final do torneio será contra os anfitriões de São Sebastião.

O coordenador técnico Márcio Turco avaliou positivamente a participação da equipe e destacou o ‘alto nível de concentração do elenco’ em quadra.

“Está sendo uma competição muito boa para a gente. A gente está conseguindo transferir os nossos treinamentos para os jogos. A vitória de hoje foi relativamente fácil, porém com uma transferência do que está sendo feito nos treinos muito eficiente. Espero que na final a gente possa colocar em prática tudo novamente”, disse Turco.

Outros resultados – 26/7
Atletismo - feminino
Lançamento do Martelo
Angélica Carregosa (ouro) e Natasha Barbosa (prata)

400m rasos
Sarah Stefani (prata) e Ana Carolina (bronze)

100m
Júlia Marcondes (prata) e Ana Carolina 4°

Revezamento 4x100m
Laila Neres, Júlia Marcondes, Ana Carolina e Sarah Stefani (ouro)

Heptatlo
Rilhamy França (bronze)

800m
Sarah Stefani (bronze) e Laila Neres 5°

Lançamento do Disco
Júlia Roberta 6°

Atletismo - masculino
Salto em Altura
Tiago Portela (ouro) e Luís Arthur 5°

5000m
Ederson Vilela (ouro) e César Severiano 9°

Salto em Distância
Lucas Basílio (ouro) e Nicklas 11°

Lançamento do Dardo
Luanderson André (ouro) e Jefferson Melo 4°

Lançamento do Disco
Olivan Mendes (ouro)

110m sobre Barreira
Denis Melo (ouro)

Revezamento 4x100m
Matheus Pereira, Gabriel Rodolfo, Vinícius Santos e Lucas Basílio (prata)

800m
Patrick Mendes (ouro) e Eduardo Sá 3°

Bocha – CLASSIFICADA PARA A SEMIFINAL
SJC 2 x 0 Poá

Biribol
SJC 2 x 0 Ilhabela (21/12 e 21/10)
SJC 2 x 0 Biribol (W.O.)
SJC 2 x 0 Ubatuba (21/8 e 21/12)

Futsal feminino – CLASSIFICADA PARA A SEMIFINAL

SJC 3 x 0 Pindamonhangaba 
Gols: Esquerdinha, Alicia e Julia  

Futsal masculino - CLASSIFICADO PARA SEMIFINAL
SJC 2 x 2 São Sebastião (3 x 2 pênaltis)
Gols no tempo regulamentar: Juninho e Farina

Classificação por cidades – décimo dia (27/7)
1º - São José dos Campos – 227 pontos (25 troféus de 1º lugar, 5 de 2º lugar, 1 de 3º lugar)
2º - Mogi das Cruzes – (126,5 pontos)
3º - Pindamonhangaba – (126 pontos)
4º - Caraguatatuba – (111 pontos)
5º - Francisco Morato – (75 pontos)

Modalidades campeãs
Capoeira (mas/fem), Natação ACD (mas/fem), Badminton (masc), Handebol (fem), Taekwondo (mas/fem), Tênis de Campo (masc/fem), Karatê (fem), Ciclismo (mas/fem), Judô (masc/fem), Natação (masc/fem), Malha (masc), Basquete (masc), Futebol (fem), Atletismo PCD (masc/fem), Xadrez (masc)*, Tênis de Mesa (masc/fem)*

*conquistado matematicamente

Modalidades vice-campeãs
Badminton (fem), Karatê (masc), Handebol (masc), Basquete (fem), Ginástica Artística (fem)

Modalidades 3º lugar
Damas (misto)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida