São José garante o hexacampeonato dos Jogos Regionais
Atualizado em 28/07/2018 - 13:10
Jogos Regionais
Cidade acumula 33 troféus por modalidade e já não pode ser alcançada pelas adversárias na pontuação geral - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

No dia do aniversário de 251 anos de São José dos Campos, a delegação de 618 pessoas apoiada pela Prefeitura garantiu matematicamente nesta sexta-feira (27) o hexacampeonato consecutivo dos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva. A 62ª edição do evento é disputada nas cidades de Ilhabela e São Sebastião.

Ao alcançar 294 pontos, o município já não pode ser alcançado por Mogi das Cruzes, que tem 190,5 na 2ª posição, nem por Pindamonhangaba, em 3º lugar com 161 pontos. São José faturou 31 títulos por modalidades, 6 vice-campeonatos e 2 troféu de 3º lugar.

Todas as equipes que conquistaram primeiro e segundo lugares garantiram vaga direta para as categorias sub-20 ou Livre dos 82º Jogos Abertos do Interior, que devem acontecer em novembro, em São Carlos. No entanto, o elenco de damas e vôlei de praia masculino estarão no evento devido a vagas conquistadas na edição de 2017 dos Abertos. O município só não levará, até o momento, o vôlei de praia feminino e o futebol masculino. 

Desde 1997, a cidade mantém uma hegemonia que só foi quebrada uma vez, em 2011, quando a rival Pindamonhangaba levou o caneco de campeã geral. Em 2017, os Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva não tiveram disputa entre municípios.

Base campeã
São José dos Campos foi neste ano ao Litoral Norte com uma equipe composta na maioria por integrantes do programa Atleta Cidadão. Quase 55% dos 450 atletas que defendem a cidade nos Regionais fazem parte das categorias de base mantidas pela Administração.

Ao todo, a comitiva é composta por 242 jovens (135 mulheres e 107 homens) que nasceram em 1999 ou em anos posteriores. Já do Alto Rendimento, 25% dos inscritos foram formados no programa, resultando em quase 80% da delegação com ‘DNA esportivo joseense’.

De acordo com o chefe da delegação, Claudemir Cabral, os resultados mais que positivos são reflexo de todo o investimento da Prefeitura nas categorias de base, aliado ao grande trabalho realizado pelos profissionais ligados ao Atleta Cidadão.

“Todas as modalidades se preparam disputando campeonatos paulistas, brasileiros e, para os Jogos, todo o estudo dos adversários é feito com muita antecedência que pertencem ao programa Atleta Cidadão. Muitos atletas nos surpreenderam e muitas equipes estão de parabéns, por toda a superação”, afirmou o dirigente.

Classificação por cidades – décimo dia (27/7)
1º - São José dos Campos – 294 pontos (31 troféus de 1º lugar, 6 de 2º lugar, 2 de 3º lugar)
2º - Mogi das Cruzes – (190,5 pontos)
3º - Pindamonhangaba – (161 pontos)
4º - Caraguatatuba – (133 pontos)
5º - Francisco Morato – (104 pontos)

Modalidades campeãs
Atletismo (masc), Capoeira (mas/fem), Natação ACD (mas/fem), Badminton (masc), Handebol (fem), Taekwondo (mas/fem), Tênis de Campo (masc/fem), Karatê (fem), Ciclismo (mas/fem), Judô (masc/fem), Natação (masc/fem), Malha (masc), Basquete (masc), Futebol (fem), Atletismo PCD (masc/fem), Xadrez (masc), Tênis de Mesa (masc/fem), Biribol (masc), vôlei (fem e masc)

Modalidades vice-campeãs
Badminton (fem), Karatê (masc), Handebol (masc), Basquete (fem), Ginástica Artística (fem), Xadrez (fem)

Modalidades 3º lugar
Atletismo (fem), Damas (misto)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida