Público lota Teatro Municipal e aplaude de pé espetáculo Carmina Burana
Atualizado em 27/07/2018 - 14:33
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Maestro Sérgio Wernec rege o Coro Jovem e mais seis corais no espetáculo Carmina Burana no Teatro Municipal - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Às vésperas de completar 251 anos, São José dos Campos ganhou um presente especial na noite da última quinta-feira (26), no Teatro Municipal, quando mais de 200 coristas do Coro Jovem e de outros seis coros da cidade, interpretaram a obra Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff. Com regência do maestro Sérgio Wernec, o espetáculo foi aplaudido de pé por quase mil pessoas (em duas sessões), aos gritos de “lindo, maravilhoso, emocionante”.

“Esta obra propiciava essa união, daí a ideia de juntar ao Coro Jovem estes outros coros da cidade, mais solistas, percursores e pianistas”, explicou o maestro Sérgio Wernec ao final das apresentações. “Até eu gostaria de estar na plateia, pois iria apreciar muito”, destacou Wernec, demonstrando sua satisfação com a reação do público. “Apesar do pouco tempo de ensaio, acredito que demos um bom presente à cidade”, enfatizou o regente.

Além do Coro Jovem de São José dos Campos e dos solistas Laryssa Alvarazi (soprano), Matheus Reis, (contra tenor) e Sebastião Teixeira (barítono), o espetáculo teve a participação do Coral Libercanto, Coral da ADC CTA, Coral Cantares APVE, Coral do Fórum Trabalhista de São José, Oficina Coral do Instituto Alpha Lumen e Coro Infantil-Juvenil, do Projeto Educação Musical/Canto Coral, da Secretaria de Educação da Prefeitura.

Noite especial

“Adorei o espetáculo, os coristas, os solistas e o regente deram um show de talento”, afirmou o servidor aposentado José Alberto Siqueira Gomes. “Mesmo sabendo que boa parte dos coristas é amadora, cada qual com sua profissão e realidade, foi tudo muito perfeito e profissional”, enfatizou. José Alberto já assistiu e participou de outros encontros de coros, mas este foi especial. “Minha sogra, Luzia Franco, de 81 anos, também cantou como integrante do Coral da ADC CTA”.

Para o também aposentado João Aparecido de Oliveira, integrante do Coral do Sesc São José dos Campos, “o espetáculo foi digno da comemoração do aniversário da cidade, tudo muito lindo”. O seu depoimento, dado em uma rede social, logo após ter acompanhado uma das apresentações, também mostrou uma outra satisfação. “Eu ainda encontrei meu antigo amigo das ‘fileiras’ da Força Aérea Brasileira, Umberto Bruni, cantando em um dos corais”, enfatizou.

O espetáculo Carmina Burana, realizado pela Prefeitura e organizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como parte da programação de aniversário da cidade, também estava relacionado na atual temporada de apresentações do Coro Jovem, que prossegue até o final do ano. Ainda este mês, novos integrantes se juntarão ao grupo, após processo de seleção conduzido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana