Semana Cassiano Ricardo chega à sua 52ª edição este ano no mês de outubro
Atualizado em 26/07/2018 - 17:21
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Foto mostra Cassiano Ricardo (3º sentado da direita para a esquerda) ao lado de outros escritores na Academia Brasileira de Letras - Foto: Acervo da FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Semana Cassiano Ricardo, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no mês de outubro, chega à sua 52ª edição este ano, quando destacará um pouco mais sobre o rico trabalho deixado pelo escritor. A data das atividades ainda não foi definida pela instituição, mas sua programação já começa a fazer parte da pauta de discussão dos eventos previstos para o segundo semestre.

Cassiano Ricardo nasceu em São José dos Campos em 26 de julho de 1894. Como poeta e escritor foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras em 1937. Ele também foi advogado, jornalista, ensaísta e funcionário público, tendo falecido em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.

Em sua homenagem, a partir de março de 1987, a então Fundação Cultural de São José dos Campos (criada em março de 1986), passou a se chamar Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Nesta época, o poeta já era homenageado com uma programação especial no mês de outubro, destacando sua vida e obra.

Recentemente o Museu Municipal de São José dos Campos, sob gestão da Fundação Cultural, realizou uma exposição sobre Cassiano Ricardo, com vários dos seus poemas, livros e objetos pessoais, que fazem parte de um acervo específico do poeta, mantido pela instituição no Arquivo Público do Município. Além dessas referências, o nome de Cassiano Ricardo dá nome a avenida e estabelecimentos comerciais no município.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra desse ilustre joseense, a Fundação Cultural mantém em seu site o Portal Cassiano Ricardo, com um perfil do poeta, sua história de vida, suas obras, fotos e até um áudio com ele mesmo declamando um dos seus mais importantes trabalhos, ‘A flauta que me roubaram’.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana