São José inova com frota da Guarda Municipal 100% elétrica
Atualizado em 02/08/2018 - 11:30
Guardas civis municipais carregam carro elétrico no Parque da Cidade
A frota da Guarda Municipal será a única no Ocidente a ter veículos 100% elétricos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos fez a entrega oficial, nesta quinta-feira (26), dos carros elétricos que servirão à Secretaria de Proteção ao Cidadão. A frota da Guarda Municipal será a única no Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

Os 30 carros disponíveis para a Secretaria são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A Prefeitura está inovando com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A modernização da frota da Proteção ao Cidadão, reforçam  as ações da “São José Unida”, programa criado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade.

A nova frota é composta de veículos zero quilômetro, de quatro portas, com capacidade para cinco lugares, motor 100% elétrico e melhor desempenho em relação aos veículos a combustão.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.

A empresa BYD foi a vencedora da licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses. O valor mensal do aluguel é de R$ 3,9 mil por veículo.

A introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental desse tipo de operação. Enquanto um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.

Os carros elétricos da Guarda Municipal serão abastecidos em três postos específicos de recarga: CEFE (Centro de Formação do Educador), em Santana, Paço Municipal e EMEF Antonio Palma Sobrinho, Parque Nova Esperança, na região leste.

Os locais foram definidos pela Prefeitura em pontos estratégicos para reduzir os deslocamentos das viaturas. Esse novo modelo, aumenta a segurança da população porque os carros continuam em operação durante o abastecimento.

Com a locação dos veículos, a Prefeitura substitui 100% dos carros municipais leves da GCM empregados na operação.

Há ainda outras vantagens na nova operação:

• Disponibilidade: os carros permanecem 100% do tempo à disposição da operação (os veículos antigos passavam cerca de três meses ao ano em processos de manutenção).
  • Silêncio: esses veículos favorecem a operação em casos de aproximação principalmente em abordagens, contribuindo como fator surpresa (exemplos: ocorrência de pichação e danos ao patrimônio público).
  • Eventos com grande concentração de público: o veículo pode permanecer ligado durante todo o período do evento, facilitando em casos de saídas rápidas.
  • Eventos longos: o veículo pode acompanhá-los em baixa rotação.
  • Os carros não emitem nem ruídos e nem gases.

Os automóveis BYD e5 e BYD e6

Os automóveis BYD e5 (sedan) e BYD e6 (SUV) são 100% elétricos com tração dianteira, freio regenerativo e amplo espaço interno, ideais para atender frotas de polícia e guardas, frotas corporativas e de aplicativos de carona, taxis e transporte executivo. Os veículos vêm equipados com a tecnologia de ponta da BYD, suas baterias de fosfato de ferro lítio, que garantem uma autonomia de até 300 km para o BYD e5 e de até 400 km para o BYD e6, com uma única recarga de até 1,5h.

O veículo BYD e6, oferecido para a prefeitura de São José dos Campos, é o mesmo que ganhou as licitações para o Governo Federal da China e para a Comissão Europeia, em Bruxelas.

Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995. Desde 2015, tornou-se a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.