Prefeitura inicia a recuperação de 4.000 tablets da Educação
Atualizado em 26/07/2018 - 15:19
Manutenção nos Tablets da Secretaria de Educação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-07-2018
Reparo dos equipamentos será concluído nos próximos 180 dias - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Mais de 4.000 tablets quebrados, descartados pela gestão anterior, começaram a ser recuperados pela Prefeitura de São José dos Campos nesta semana. Os aparelhos, sem condição de uso, agora passam por manutenção para voltarem às mãos dos alunos da rede municipal de Educação.

O reparo dos equipamentos, feito pela empresa MD Pereira Informática, vencedora da licitação, será concluído nos próximos 180 dias. Após recuperados, os tablets serão utilizados por alunos da educação infantil e do ensino fundamental, sob a supervisão dos professores.

Esse recurso tecnológico será usado em cursos do Cefe (Centro de Formação do Educador), nas Salas de Leitura, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), no LEDI (Laboratório de Educação Digital) e em todas as unidades escolares.

Para evitar o uso inadequado e garantir o melhor aproveitamento na rotina escolar, cerca de 1.250 professores realizam cursos de formação continuada sobre o uso dessa ferramenta.

Os tablets, da marca Positivo, terão garantia de 90 dias após o conserto. A manutenção, que custará R$ 43,90 por unidade, será feita com valor abaixo do mercado. Alguns, porém, apresentam defeitos irreversíveis, o que inviabiliza o reparo.

Cada equipamento foi adquirido por R$ 689,50. Os 4.000 aparelhos que seriam descartados custaram, portanto, quase R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Histórico

Em janeiro de 2017, a atual gestão herdou quase 4.000 aparelhos danificados no almoxarifado da Secretaria de Educação. Um relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado), no fim de 2016, já havia apontado armazenamento precário dos equipamentos, inclusive em banheiro de escolas da rede.