Festa no Parque da Cidade terá segurança reforçada com equipe de 290 pessoas
Atualizado em 26/07/2018 - 18:43
A festa de aniversário da cidade reuniu milhares de pessoas no ano passado e o esquema de segurança foi um sucesso
O objetivo é repetir o sucesso da operação realizada no ano passado, que transcorreu sem nenhum incidente grave - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A partir das 11h30 desta sexta-feira (27), milhares de pessoas deverão acompanhar as nove atrações musicais programadas para o show em comemoração pelos 251 anos de São José, no Parque da Cidade, na região norte da cidade.

Cerca de 290 pessoas estão envolvidas no esquema de segurança da festa, representando a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Defesa Civil e fiscalização. Os principais objetivos da operação são a prevenção a brigas, tumultos, furtos e roubos, assim como o combate à entrada de bebida alcoólica e ao comércio clandestino.

A GCM terá 60 guardas e será responsável pelas ações no interior do parque. A partir das 7h e até o final das atividades os 60 GCM’s estarão nas portarias – onde serão usados detectores de metais – e em toda a área interna. Serão utilizados dois ônibus que funcionam como bases de videomonitoramento, carros nas portarias e no entorno, e motos no interior do parque.

A Polícia Militar atuará com 120 soldados e a Polícia Civil com cerca de 30 policiais, ambas respondendo pela segurança no entorno e na área externa.

O Tiro de Guerra irá participar com 40 atiradores, que trabalharão na entrada do evento fazendo a identificação de crianças e na área reservada ao público.

Um total de 25 funcionários e voluntários da Defesa Civil terá três tarefas no esquema de segurança: atuarão como Brigada de Combate a Incêndios, no apoio aos primeiros socorros e no atendimento a crianças perdidas dos responsáveis.

O Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais (DFPM) convocou 14 fiscais para a festa. Eles combaterão a venda de bebidas e o comércio irregular.

O objetivo das instituições responsáveis pela segurança é repetir o sucesso da operação realizada no ano passado, que transcorreu sem nenhum incidente grave.