Cursos ensinam de gestão de negócios a hamburger gourmet
Atualizado em 26/07/2018 - 15:43
Curso Qualifica - food truck. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-06-2018
Nas aulas de culinária, os alunos aprendem conceitos de higienização e técnicas de preparação dos pratos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Até o dia 13 de agosto, mais de 10 cursos gratuitos de qualificação para trabalhadores estão com inscrições abertas pelo site da Prefeitura de São José dos Campos. Cada um deles tem prazo específico para encerramento.

Entre outros, há vagas para hamburger gourmet, automação hidráulica industrial, técnicas de pintura decorativa, gestão de negócios empreendedores e marketing pessoal. Outra sugestão é o projeto Jovem Tec, que oferece aulas de iniciação na tecnologia de robótica para estudantes de 16 a 18 anos.

Para se inscrever, basta ligar para a Central 156 ou entrar na página www.sjc.sp.gov.br/cursos e escolher o curso de preferência. A inscrição não tem validade como matrícula, sendo a seleção dos alunos conforme critérios socioeconômicos.

São oportunidades para setores variados do mercado de trabalho, como recursos humanos, indústria, informática, alimentação e culinária. As aulas são realizadas numa parceria entre a Prefeitura e entidades do setor privado de reconhecida capacidade na formação voltada à indústria, ao comércio e empreendedorismo, como Senai, Sesi, Senac e Sebrae.

No primeiro semestre, 6.335 vagas do programa foram preenchidas em 83 cursos, com aulas diurnas, vespertinas e noturnas. O interesse da população superou as expectativas, tendo um total de 25.406 candidatos inscritos.

Os principais temas abordados foram indústria, robótica, empreendedorismo, administração, comércio, gastronomia e informática. Também houve o desenvolvimento de projetos pioneiros: Mulheres Empreendedoras, Jovem Tec e Primeira Chance.

Pesquisas realizadas nas aulas indicam alto grau de satisfação dos alunos: 97,2% deles aprovaram os cursos e 96,3% reconheceram que a formação cumpriu os objetivos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico