Corais de alunos da rede municipal se preparam para espetáculo Carmina Burana
Atualizado em 26/07/2018 - 18:22
Corais de alunos da rede municipal se preparam para espetáculo Carmina Burana
Os alunos Júlio, Amanda Carolina e Kauê fazem parte do grupo com 40 estudantes dos corais de escolas municipais que vão se apresentar junto com outros 160 vozes da cidade. - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos e professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos se preparam para as apresentações do espetáculo Carmina Burana em comemoração aos 251 anos do município. Organizado pelo Coro Jovem, gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o evento acontece nesta quinta-feira (26).

As cerca de 40 vozes fazem parte do projeto de Educação Musical e Canto Coral da Secretaria de Educação e Cidadania e se juntarão a outras 160 para as apresentações, que acontecem em dois horários, às 20h e às 22h, no Teatro Municipal. Na noite desta quarta-feira (25), o grupo se reuniu para o ensaio geral, em meio a expectativa, os alunos estiveram concentrados e atentos.

“Tenho muito interesse por música desde pequeno, gosto de cantar e de tocar violão. A música desperta sentimentos profundos e bons na gente, para mim é uma forma diferente de enxergar o mundo. Participar do coral da escola é uma experiência importante, estou muito ansioso para a apresentação”, disse Kauê Gomes Martins, de 14 anos, aluno do 9º ano na Emef Profª Sebastiana Cobra e membro do coro há dois anos.

O aluno Júlio de Paula Azevedo, de 11 anos, da Emef Profª Maria de Melo, não se dizia ansioso para mais um evento junto do coral da escola, mas sim muito animado, pois “cada apresentação é única e especial”.

“Eu sempre quis fazer uma atividade diferente na escola e quando estava no terceiro ano fiquei sabendo do coral, me inscrevi e comecei a participar. Gosto de participar porque além dos ensaios, temos apresentações. A música é parte especial na minha vida, às vezes estudando para provas consigo relacionar assuntos das matérias com a música e me concentrar mais”, disse.

“Cantar me faz bem e me deixa muito feliz e realizada, a música desperta bons sentimentos em mim e me ajuda com o foco nos estudos. Faço curso no horário contrário às aulas, mas me organizei para continuar frequentando o coral da escola. Esta apresentação é uma oportunidade incrível, faz tempo que estamos nos preparando, será emocionante”, declarou a aluna do 9º ano da Emef Profª Jacyra Baracho, Amanda Carolina de Paula Santos, de 14 anos.

20 grupos de coral em 16 escolas

Atualmente, a rede de ensino municipal conta com 20 grupos de coral em 16 unidades escolares. Para o concerto Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff, um coro infantil-juvenil foi formado com alunos das escolas Emef Profª Maria de Melo, do Parque Industrial, Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, do Jardim Veneza, e Emef Profª Sebastiana Cobra, do Jardim das Indústrias.

O projeto tem como objetivo proporcionar a experiência do fazer musical como linguagem e conhecimento. Conhecimento este que, segundo os especialistas do grupo, é essencial na formação integral humana e marca positivamente a vida dos jovens cantores.

“Trabalhamos várias áreas do conhecimento por meio da arte, o que contribui para a formação humana e cognitiva dos alunos, visto que a arte é presente no mundo e na vida de todos. Por meio do projeto, percebo como a apreciação dos alunos vai se tornando apurada, eles demonstram postura mais adequada e respeitosa diante de apresentações diversas de artistas e o desejo de se envolverem ainda mais com a música. Os professores observam melhorias no comportamento e na atenção dos estudantes, as famílias se envolvem e apoiam, a música contribui com tudo”, explicou a professora Cleide Oliveira, responsável por corais da Emef Profª Sebastiana Cobra e de mais quatro escolas da rede. 

"A música faz parte da formação humana, quando a estudamos temos contato com um universo amplo, que vai além das notas musicais, aprendemos sobre a disciplina que a música exige, a dedicação e a responsabilidade e, no caso do canto coral, que é coletivo, dependemos dos outros para fazer o trabalho acontecer. A música, como um todo, é fundamental na formação humana", destacou o maestro Sérgio Wernec.

A iniciativa da Secretaria de Educação e Cidadania busca o desenvolvimento da percepção e da expressão musical por intermédio da voz, com foco na formação dos corais infanto-juvenis que ensaiam no contraturno das aulas.

Sete corais no palco

Com regência do maestro Sérgio Wernec, o Coro Jovem se apresentará, nas duas sessões, e, além do projeto Educação Musical e Canto Coral da Secretaria de Educação e Cidadania estarão presentes cinco corais convidados: Coral Libercanto, Coral da ADC CTA, Coral Cantares APVE, Coral do Fórum Trabalhista de São José (adultos/mistos) e Oficina Coral do Instituto Alpha Lumen.

Ao todo, serão mais de 200 coristas no palco, juntamente com os solistas Laryssa Alvarazi (soprano), Matheus Reis, (contra tenor) e Sebastião Teixeira (barítono).

‘Carmina Burana’ é um manuscrito com cerca de 200 poemas e canções medievais. “É uma peça modelo da música coral que se popularizou após ser utilizada em temas de filmes e abertura de shows de grandes nomes da música. Tornou-se tão popular que o próprio compositor fez uma versão reduzida para dois pianos e percussão, pois a original é para ser executada por uma grande orquestra”, enfatizou Wernec. 

Ingressos

Os ingressos reservados devem ser apresentados (em forma digital ou impresso) na portaria do teatro, impreterivelmente, 15 minutos antes do início dos espetáculos. Os ingressos não reservados ou não apresentados na portaria, no tempo estipulado, serão distribuídos para quem não conseguiu efetuar a reserva.

Como em outras apresentações que ocorrem no Teatro Municipal, também haverá o ingresso solidário, com a doação podendo ser um quilo de feijão ou arroz, que será revertida ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Teatro Municipal de São José dos Campos

Rua Rubião Junior, 84 (3ºandar) – Centro

(12) 3942-1144

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×