Abertura de empresas cresce mais de 65% em um semestre
Atualizado em 26/07/2018 - 16:33
1ª Feira do Empreendedorismo e Trabalho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-05-2018
A Prefeitura promove diversas iniciativas visando fomentar o mercado empreendedor e a geração de empregos, como por exemplo a 1ª Feira do Empreendedorismo e Trabalho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos, que comemora seu aniversário de 251 anos nesta sexta (27), tem um motivo a mais para celebrar. O município registro um balanço positivo de abertura de empresas no primeiro semestre de 2018: 4.088 empresas foram criadas, com a geração de 2.114 empregos. Os dados são da Sala do Empreendedor.

O número de empresas abertas neste semestre é 65,5% maior que o mesmo período de 2017, quando foi registrada a abertura de 2.470 empresas e 1.571 postos de trabalho. Apenas neste primeiro semestre, a cidade já alcançou 70% do resultado obtido durante todo o ano de 2017, que registrou a abertura de 5.820 empresas.

Deste universo de 4.088 novos negócios, 2.070 (51%) são microempreendedores individuais ou negócios de pequeno porte.

Para a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que coordena as atividades da Sala do Empreendedor, o balanço é extremamente positivo e mostra a atratividade econômica e a vocação empreendedora do município, que vem reagindo ao cenário econômico nacional. Diante dos números, a expectativa para o 2º semestre é a melhor possível.

Além deste resultado, a Sala do Empreendedor continua mantendo o menor tempo médio para abertura de empresa do país, de menos de 1 dia para atividades de baixo impacto, medido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), marca atingida no final de 2017.

O ganho de eficiência na Sala do Empreendedor - porta de entrada para novos negócios no município - é consequência da reestruturação administrativa realizada a partir de 2017. A Sala do Empreendedor teve o time de atendentes dobrado, que conta com 17 técnicos e fiscais, ampliou o horário de atendimento e adotou novas práticas gestão, tendo como diretriz a simplificação de processos e a integração de dados. Além disso renovou parcerias estratégicas com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Assecon (Associação das Empresas Contábeis), que prestam suporte e capacitação aos empreendedores.

Outra inovação foi a emissão de certidão de zoneamento pessoa jurídica diretamente pela Sala do Empreendedor, conferindo mais agilidade processual e resolutividade em um único local, o que reduziu consideravelmente o prazo entre a análise e emissão do documento, que hoje é de 3 a 5 dias. Neste semestre foram emitidas 68 certidões para pessoa jurídica.

Durante o semestre, a Sala do Empreendedor efetuou mais de 8 mil atendimentos presenciais e 35 mil atendimentos online (76%) pelo sistema Via Rápida Empresa, da Jucesp. São solicitações de consulta de viabilidade, inscrição municipal, licenciamento e emissão de certidão de zoneamento de pessoa jurídica.

A Sala do Empreendedor também está indo ao encontro dos potenciais empreendedores do município, realizando plantões na zona rural, tanto no distrito de São Francisco Xavier como no recém-criado Ponto Rural (Centro Comunitário Alto da Ponte - Rua Alziro Lebrão). Participa também de feiras e eventos públicos de fomento ao empreendedorismo e promove palestras destinadas ao público jovem, entidades de classe e à população em geral.

Sala do Empreendedor

Criada em 1997, a Sala do Empreendedor atende microempreendedores que queiram abrir ou formalizar seu negócio e pequenos, médios e grandes empreendedores.

Analisa a viabilidade e concede licenciamento para abertura e regularização de empreendimentos, emissão de inscrição municipal, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos, orientação do regramento legal, através de plataforma integrada com órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de registro.

Onde funciona

A Sala do Empreendedor funciona no 4º andar Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, Vila Santa Luzia, região centro), de 2ª a 6ª feira das 8h15 às 17h, sem interrupção no horário de almoço. O telefone de contato é o 3947-8478/3947-8494.