Prefeitura convoca mais 70 classificados Pró-Trabalho nesta quarta
Atualizado em 25/07/2018 - 16:31
Pró-Trabalho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-07-2018
As primeiras inserções dos bolsistas no mercado de trabalho começaram dia 3 de julho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos está inserindo, nesta quarta-feira (25), mais 70 classificados no programa Pró-Trabalho. Esta nova turma será encaminhada para serviços externos na Secretaria de Manutenção da Cidade. Até 15 de agosto, estarão trabalhando 460 bolsistas.

“Precisei tomar água com açúcar, para me acalmar, quando recebi a notícia de tão feliz que fiquei. E o mais importante é que vou trabalhar no que eu gosto, em serviços externos. Conseguir algo assim, na minha idade, é algo para agradecer muito”, afirmou Izildinha Gonçalves Ribeiro, 64 anos, moradora do bairro Campos São José, na região leste.

Casado e pai de três filhos, Odirlei Corrêa Lopes, 38 anos, morador do bairro Campo dos Alemães, na região sul, estava desempregado há 10 meses. “Estava bastante preocupado porque sou eu quem sustento a minha família para que a minha esposa possa terminar o curso de Enfermagem. Depois que fui chamado, o sorriso não sai mais do meu rosto”.

As primeiras inserções no mercado de trabalho começaram dia 3 de julho. Em até dois anos, o programa deverá beneficiar 2 mil pessoas.

Credenciamento das empresas

No dia 13 de julho foi publicado o edital de credenciamento para empresas interessadas em participar do programa Pró-Trabalho. Com o credenciamento, as empresas poderão solicitar beneficiários do programa conforme suas demandas.

Para participar, as empresas precisam atender às exigências do edital, como estar instalada no município de São José dos Campos há pelo menos seis meses; empresas que se encontram em recuperação judicial mediante a apresentação do plano de recuperação já homologado e em vigor, apta a comprovar sua viabilidade econômico-financeira; empresas inscritas no Programa Simples Nacional e microempreendedores individuais.

As empresas que forem credenciadas pela Prefeitura de São José dos Campos, nos termos estabelecidos no edital, irão receber do município o reembolso de até metade do valor do salário pago pela empresa ao beneficiário do Programa Pró-Trabalho, até o limite de R$ 500,00 mensais, pelo período de três meses. Essa é uma maneira de incentivar a contratação de bolsistas e de dar continuidade em sua qualificação profissional, no mínimo, pelo prazo do reembolso.

Os documentos necessários para o credenciamento deverão ser entregues e protocolados na recepção da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, localizada à praça Afonso Pena, 175, 3º andar, no centro, das 8h15 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O programa

O Pró-Trabalho é coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Os participantes terão uma bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período, e vale alimentação de R$ 100.

Todos os beneficiários deverão realizar cursos de qualificação profissional nas áreas administrativa, serviços gerais internos e externos, de acordo com a área escolhida, com carga horária de até 8h semanais.