Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Técnicos da Sala do Empreendedor de São José dos Campos estão realizando plantão semanal às quintas-feiras no Ponto Rural, instalado junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte, na zona norte. O atendimento acontece das 14h às 17h.
Este é mais um serviço voltado a agilizar o atendimento aos pequenos produtores e empreendedores rurais que desejam formalizar suas atividades e obter o CNPJ rural. Dentre os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor estão a Consulta de viabilidade para instalação de empresas, concessão de licenciamento/alvará para empresas, certidão de zoneamento pessoa jurídica e apoio ao microempreendedor individual.
O Ponto Rural também conta com representantes do Banco do Povo para concessão de microcrédito aos pequenos produtores. O plantão do Banco do Povo acontece às quartas-feiras, das 10h às 17h horas.
O ponto rural, inaugurado no final do mês de junho, é uma iniciativa inédita no município que visa oferecer e integrar serviços de diversos órgãos voltados ao setor rural, facilitando o acesso do pequeno produtor aos serviços públicos, no âmbito burocrático e técnico.
O objetivo é contribuir para a regularização fundiária, incentivar o empreendedorismo e a formação de arranjos produtivos locais, orientar sobre os critérios ambientais no uso e ocupação do solo, oferecer assistência técnica e capacitações por meio de órgãos estatais, promovendo assim o desenvolvimento rural desenvolvimento rural sustentável.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi o primeiro órgão federal a se instalar no Ponto Rural por meio de um convênio com a Prefeitura, que cedeu as instalações para implantação da unidade. O órgão realiza diversos atendimentos aos produtores, que antes tinham que recorrer a outras cidades para tratar sobre documentações fundiárias rurais.
Está em negociação a vinda de outros órgãos estaduais e federais para ampliar o atendimento no Ponto Rural.
Segmento Rural em São José
São José dos Campos conta com 68% de seu território em zona rural. São mais de 3 mil produtores rurais formalizados e 4 mil propriedades declaradas no Incra. Estima-se que exista um grande contingente não formalizado.
A região, segundo a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que foi por muito anos a maior bacia leiteira do Estado, hoje está migrando para a pecuária de corte. Vislumbra-se um potencial de exploração dos recursos hídricos com o surgimento de novas instalações de piscicultura, além da produção artesanal de queijos, mel, shitake, hortifrutigranjeiro, entre outros artigos.
A formalização dos pequenos produtores também abre espaço para se fortalecer a agricultura familiar, uma vez que estes poderão se enquadrar no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e ter acesso a uma gama de incentivos, além de poder participar de licitações públicas e concorrências para fornecimento de alimentos para a merenda escolar.
Atendimentos Disponíveis no Ponto Rural
Ponto Rural
Rua Alziro Lebrão, Alto da Ponte, São José dos Campos
Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone: (12) 3911-6915
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.