Pernambucano ganha Cras e Unidade Avançada de Saúde no mesmo local
Atualizado em 23/07/2018 - 14:55
Unidade Avançada Pernambucano. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2018
Essa é a 1ª unidade do município funcionando no modelo compartilhado, com serviços de saúde e assistência social juntos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos começou, nesta segunda-feira (23), os atendimentos da nova Unidade Avançada de Saúde, vinculada à UBS do Putim, e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), na região sudeste. Trata-se da primeira unidade do município funcionando no modelo compartilhado, com serviços de saúde e assistência social juntos.

Esta é a quarta Unidade Avançada de Saúde do município, vinculada a uma unidade básica de saúde. As outras três são as Unidades Avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia, todas pertencentes à área de abrangência da UBS do Novo Horizonte, na região leste.

A unidade Pernambucano atenderá com um médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e 2 agentes comunitários de saúde, que trabalharão dentro do modelo do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A casa tem 4 salas para atendimento dos usuários (2 consultórios médicos e 2 para assistência social), sala de vacina, sala de hipodermia, sala de curativo e farmácia.

Regina Endo, representante do CGU (Conselho Gestor da Unidade) da UBS do Putim, disse que a abertura da unidade vinculada é muito importante para a região. “A comunidade estava ansiosa por este novo espaço. Antes, por exemplo, a farmácia da UBS do Putim atendia cerca de 600 pessoas só no período da manhã, até o meio dia. Com a nova unidade, esse atendimento cairá pela metade, melhorando muito para os usuários da região”.

A Estratégia Saúde da Família é um modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território ligado e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade daquela população.

Com mais este serviço, São José dos Campos passa a contar com 45 equipes de ESF, vinculados a 13 unidades básicas de saúde. O atendimento ao público será das 7h30 às 16h30.

Atendimento Social

No mesmo prédio da Unidade Avançada de Saúde, iniciou também o atendimento do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Pernambucano, o segundo da região sudeste, que tem como objetivo oferecer cuidado especial e individualizado ao munícipe, levando em consideração a demanda específica da região.

Assim que abriu, às 7h30 desta segunda (23), os cadastradores do CadÚnico, receberam a munícipe Maria José da Silva, 37 anos, moradora do bairro Pinheirinho dos Palmares, mãe de três filhos.  “Ter esse Cras aqui, pertinho da gente, faz muita diferença na nossa vida. Agora não preciso nem pegar ônibus para ser atendida. Estou adorando o atendimento e muito feliz com a chegada desse Cras no bairro”.

Assim como os atendimentos, as oficinas também começaram nesta segunda, com aulas de artesanato que serão realizadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h. Outra novidade será a oficina de Panc (Plantas comestíveis não convencionais) e um espaço para horta, onde toda a comunidade poderá usufruir dos alimentos.

Além das oficinas diversas, na volta às aulas as crianças poderão acompanhar os pais, onde participarão da “arte de brincar”, com aulas direcionadas especialmente para o público infantil. Essa nova unidade disponibiliza também à população, o programa Viva Leite e os serviços de fortalecimento de vínculos. Tudo isso para que as famílias, em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso aos serviços especializados e continuados.

O Cras Pernambucano, vinculado à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, irá atender as famílias dos bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Sofia, Jardim Santo Onofre, Jardim São Leopoldo, Putim, Recanto dos Nobres, São Judas Tadeu, Vila Adriana, Vila Iracema, Vila Rica, Pinheirinho dos Palmares, Residencial Jatobá e Residencial Juriti, totalizando 10 mil moradores.

Sobre o Cras

É responsável pela oferta de serviço de proteção e atenção integral às famílias, promovendo seu acesso às políticas sociais contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida. O objetivo é promover o fortalecimento de vínculos por meio de ações com caráter preventivo com acompanhamento familiar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

O Cras é uma unidade pública que cuida da organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no território de abrangência. É responsável pelo desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif).