Escolas municipais recebem alunos em ambiente acolhedor
Atualizado em 24/07/2018 - 18:30
Emei José Purcini  Volta as aulas 23 07 2018
Cerca de 67 mil alunos das escolas de educação infantil e ensino fundamental retornaram às salas de aula após recesso escolar. As escolas municipais recebem benfeitorias periódicas para bem atender os alunos, professores e profissionais. - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 67 mil alunos das escolas de educação infantil e ensino fundamental de São José dos Campos retornaram às salas de aula após o período de recesso escolar.

Desde o mês de junho a Prefeitura de São José dos Campos realiza serviços de pintura nas unidades escolares para melhor atender alunos, professores e profissionais. Além da pintura, manutenções e instalações de climatizadores são realizadas com periodicidade nas escolas de toda a cidade.

Das 28 unidades que estão recebendo os serviços de pintura, duas já se encontram na fase de acabamento e em outras duas os trabalhos estão sendo iniciados. As demais escolas já estão com a pintura em andamento.

Os alunos da Emei José Purcini, no Santa Inês II, na região leste, foram surpreendidos ao chegar na escola e encontrá-la ‘novinha’ e colorida. Animados com a volta às aulas, os pequenos de 5 anos, do Pré II, se diziam satisfeitos com o ambiente diferente que encontraram na escola.

“Achei a escola muito bonita, nunca vi escola mais bonita que a nossa, gosto de ouvir histórias, ver desenhos e também de brincar no parquinho”, disse Emanuelly Fernanda dos Santos.

“Eu achei linda a nossa escola com as cores da bandeira de São José: o azul, o amarelo e o branco, adorei!”, afirmou Kamily Freitas Rodrigues.

Entre as observações singelas e divertidas, os alunos opinam sobre o que mais gostam do ambiente escolar e destacam, além das brincadeiras no parque, os trabalhos de música e arte realizados com as professoras no primeiro semestre.

“Penso na escola e já me lembro do parquinho, dos meus amigos e do que a professora ensina”, contou Caíque Santos que, em seguida, disse ter gostado de estudar sobre as obras do artista plástico Romero Britto e do músico Luiz Gonzaga, o Gonzaguinha, no primeiro semestre. O ambiente limpo, bem conservado e acolhedor da escola beneficia o desenvolvimento escolar dos alunos e  toda comunidade.

Expectativas

A Emef Possidônio José de Freitas, no Galo Branco, também na região leste, é outra unidade que recebe as benfeitorias da Prefeitura e que surpreendeu positivamente os alunos na recepção desta última segunda-feira (23).

Nathan Rodrigo da Silva, de 10 anos, estava contente por voltar para a aula e, especialmente, para os jogos de Matemática que a professora aplica em sala. “Achei que a reforma ficou legal, parece que ‘atualiza’ a escola, fica mais bonita e agradável, eu curti”, contou o estudante que deseja ser bombeiro no futuro e espera um semestre produtivo na escola.

“Conversamos na sala sobre a volta às aulas, eu espero que seja um semestre divertido e muito bom. Quero aprender algo novo em Matemática, que é a matéria que eu mais gosto”, completou Nathan.

Natasha Valdigui Piedras, de 10 anos, compartilha da mesma expectativa do colega Nathan, a garota, que anseia por ser atriz, sabe que “para isso deve estudar bastante”. “A escola fica mais organizada depois da pintura e o ambiente bonito é mais legal para a gente estudar”, aprovou a aluna.

“Conversamos sobre o que eles esperam deste semestre na escola e depois eles fizeram uma produção de texto, participaram bem da proposta, leram seus textos e conversaram com os colegas a respeito. Chegaram animados para as aulas, espero poder colaborar com a aprendizagem e com o desenvolvimento intelectual, emocional e social deles, em um bom ambiente”, afirmou a professora Ana Maria Valério.

Mais melhorias

Além da pintura e ações periódicas de manutenção, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, tem instalando climatizadores de ar nas escolas da rede. O serviço de instalação teve início em maio e deverá ser encerrado até a primeira quinzena de agosto. Foram mais de 290 equipamentos instalados em 10 escolas da cidade.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do pregão presencial da Prefeitura de São José dos Campos – modalidade de licitação que gerou uma economia de cerca de R$ 69 mil aos cofres públicos. A licitação foi concluída em maio, a quantia de R$283.768,79 foi investida na aquisição e instalação dos climatizadores, que é realizada pela equipe da Urbam (Urbanizadora Municipal).