Procon leva orientações a clientes e lojistas shoppings de São José
Atualizado em 22/07/2018 - 00:06
Campanha educativa especial do Procon no Shopping Centro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 21-07-2018
Munícipes sendo atendidos por funcionários do Procon no Shopping Centro: mais uma opção para a população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Jurídico

O Procon de São José dos Campos iniciou neste sábado (21) o mutirão de cinco dias de orientação de clientes, lojistas e munícipes em dois centros de compras sobre direitos e deveres nas relações de consumo.

Trata-se de uma campanha educativa especial, com palestras gratuitas, que faz parte da programação dos eventos comemorativos do aniversário de 251 anos da cidade.

Técnicos do órgão municipal de defesa do consumidor estiveram presentes no Shopping Centro (rua Rubião Júnior, 84, 1º andar, Centro), das 9h às 15h, e no CenterVale (avenida Benedito Matarazzo, 9.403, piso superior, Jardim Oswaldo Cruz), das 10h às 22h.

Na próxima semana (dias 23 a 26), o trabalho de orientação será retomado nos mesmos horários, em ambos os locais. No Shopping Centro, o horário será estendido até as 17h. Os profissionais vão atender o público para levar conhecimento sobre direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de prestar informações sobre a atuação do Procon.

"Achei ótima esta iniciativa. Devido ao trabalho, é difícil ir ao Procon durante a semana. No sábado, facilita a nossa vida. Já tirei umas dúvidas que precisava", disse o assistente técnico Ronaldo Lopes, 49 anos, que mora na Vila Tatetuba, na zona leste.

"Aproveitei que vim ao Shopping Centro passear com a família e já fui atendido pelo pessoal do Procon. Este trabalho que estão fazendo fora do local de atendimento deles é uma mão na roda para todos nós", afirmou o almoxarife José Roberto Marciano, 50 anos, que reside na Vila Tesouro, também na região leste, e esteve no Shopping Centro com a mulher e a filha.

Orientação

Durante a ação, houve dicas sobre consumo consciente. Os lojistas puderam tirar dúvidas sobre adequação às normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor e as principais práticas a ser evitadas. Foram abordados os tipos de insatisfação mais comuns, as condutas que precisam ser revistas e os pontos que devem ser melhorados para atender à legislação.

Uma palestra no dia 26, às 8h, será realizada no CenterVale. Ela é direcionada aos lojistas para tirar dúvidas e pontuar a experiência do evento realizado nas dependências do shopping.

Mantido pela Prefeitura, o Procon municipal funciona na rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, com entrada pela avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página www.sjc.sp.gov.br/procon.