Muriqui em Festa leva cultura e diversão ao distrito de São Francisco Xavier
Atualizado em 23/07/2018 - 11:18
Palestra
Portal colocado na principal rua do distrito chama atenção para o nome do festival - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com muita música, dança, artes visuais, teatro e oficinas começou neste sábado (21), no distrito de São Francisco Xavier, o Muriqui em Festa - Festival de Arte de Rua, proporcionando diversão e cultura a moradores e turistas. Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e Sesc São José dos Campos, o evento teve atrações programadas até às 20h30 deste sábado e continua no domingo, a partir das 10h. As atividades são todas gratuitas e fazem parte da programação de aniversário dos 251 anos do município.

População

Para o aposentado João Zacarias Fernandes, que há 30 anos mora no distrito, o festival contribui ainda mais para a cultura regional. “Esse distrito completa a minha vida. Sou um defensor da cultura regional e sempre participo dos eventos daqui. Defendo as tradições artísticas e sertanejas”, contou com orgulho.

As músicas animadas e o grande movimento de pessoas também cativaram os pequenos. Juliana Monteiro, 27, mora em São Francisco há 20 anos e levou a filha Milena Vitória, de apenas 4 anos de idade, para conhecer a festa. “Trouxe minha filha principalmente pelo teatro e pela música, pois são atrações ótimas para crianças. Costumo participar desses eventos culturais acompanhada dela”, enfatizou.

Turismo

O festival também contribui com o turismo local, reunindo turistas de diversos lugares. Os mineiros Liliane Pádua, 44, e Sebastião Pádua, 45, ficaram sabendo da festa pela internet, quando procuravam um lugar tranquilo para passarem o final de semana. “Aproveitamos a oportunidade para participar do evento, já que viemos para cá justamente por conta dessa cultura tradicional regional que estávamos ansiosos para conhecer”, conta Sebastião.

Já Omar Matsumoto, 41, mora na região do ABC Paulista e veio passar o final de semana no distrito justamente por gostar de lugares tranquilos e de cultura local. “Fiquei contente em aproveitar a viagem participando deste festival, estou achando magnífico. É um lugar pequeno, mas rico em cultura, e o trabalho que a Prefeitura está realizando é muito importante para fortalecer esse perfil”, relata o fotógrafo, que veio acompanhado de sua família.

Comércio

O setor comercial do distrito também festeja o evento. Edna Rodrigues, 36 anos, é joseense e mudou-se para o distrito quando bebê. Hoje, ela vende espetinhos com a prima Adésia Ribeiro, de 59 anos, em um carrinho de rua e garante que está preparada para atender as pessoas que vierem ao Festival.

“Queremos receber o público da melhor maneira possível, por isso dobramos a nossa mercadoria hoje e vai ser assim amanhã também. O festival promove a vinda de turistas na região, o que é muito interessante para nós”, comemora Edna.

O sub-prefeito do distrito também acompanhou este primeiro dia de festival e garante que o evento favorece diversas áreas. “Além das questões culturais, econômicas e turísticas, a festa contribui com a questão social, sobretudo porque São Francisco é um distrito pequeno, por isso eventos como esse combinam com a população local”.

O Muriqui em Festa prossegue a partir das 10h deste domingo, com atrações marcadas até às 15h,  como oficinas, teatro, performances e música, além da presença dos artistas do projeto ‘Arte nas Ruas’, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.