São José fatura títulos com paradesporto, taekwondo e badminton
Atualizado em 20/07/2018 - 18:34
Jogos Regionais
Equipe de natação ACD (atleta com deficiência) conquistou incríveis 69 medalhas nesta sexta-feira - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O paradesporto de São José dos Campos provou mais uma vez, nesta sexta-feira (20), que nos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo não tem para ninguém.

A equipe de natação ACD (atleta com deficiência), coordenada por técnicos do Instituto Athlon, deu show na piscina do PEI II Barra Velha, em Ilhabela, e faturou o título geral, tanto no masculino quanto no feminino, aumentando a coleção de troféus dourados da cidade, passados apenas três dias de competição.

Os canecos só foram possíveis devido as conquistas de incríveis 69 medalhas, sendo 50 ouros, 12 pratas e 7 bronzes. As mulheres levaram o 1º lugar 26 vezes e as mulheres, 24. A 2ª colocação ficou com eles por 6 vezes, assim como para elas e, por fim, o bronze foi conquistado em outras 4 oportunidades com a categoria masculina e em mais 3 com a feminina.

O coordenador técnico da delegação do paradesporto, Kelvin Bakos, exaltou o resultado e a iniciativa de levar jovens talentos que estão nas categorias de base da Prefeitura para os Regionais.

“Foi a primeira vez que apostamos na renovação. 35% da equipe masculina foi composta por jovens do Atleta Cidadão e entre eles, um de 12 anos. No feminino levamos quem mal começou a nadar. Colocaram metas e cumpriram, conseguiram abaixar o tempo e todo mundo conseguiu melhorar o resultado”, afirmou Kelvin.

Mesmo com o resultado positivo, ele ainda espera uma evolução maior do paradesporto na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

“São José tem um diferencial, o instituto consegue fazer um bom trabalho de marketing e conseguindo parceiros. Em outras cidades, os atletas não têm nenhum apoio”, completou Kelvin Bakos, que espera que as mudanças na LIF (Lei de Incentivo Fiscal) municipal aumentem ainda mais o investimento.

Derrotando um olímpico

Outra equipe que mostrou toda a força nos Jogos Regionais de Ilhabela e São Sebastião foi a taekwondo. Tanto no feminino quanto no masculino, São José foi soberana e com 11 medalhas conquistadas – 9 ouros, 1 prata e 1 bronze – chegou a mais dois títulos gerais por modalidade.

Os medalhistas da arte marcial coreana foram Letícia Eberle (49kg), Sandy Macedo (57kg), Karina Rodrigues (67kg), Júlia Herculano (+67kg), Lina Bacelar (poonse individual), Jonathan Leite (poonse individual), Renata Carvalho + Jonathan Leite (dupla mista poonse), Antônio Nogueira (58kg), Iago Vilela (68kg), Joelmir Teixeira (80kg) e William Silva (+80kg).

Destaque para William, de 22 anos, formado nas categorias de base do programa Atleta Cidadão, que derrotou ninguém mais que Diogo Silva, brasileiro que participou das Olimpíadas de Atenas 2004 e Londres 2012 e que decidiu encerrar a carreira na atual edição de Jogos Regionais.

“É um sentimento muito gratificante, porque quando criança, ele era o espelho para mim e para todos. Até então não tenho palavras pra poder descrever, mas foi uma sensação muito emocionante, foi muito bom lutar com ‘a lenda do taekwondo’”, afirmou William Silva, que também já lutou com os números 1 (Jaouad Achab) e 2 (Carlos Navarro) do ranking mundial.

Os cinco canecos dourados mais o prateado desta sexta-feira se somam aos outros dois anteriormente conquistados pela na capoeira no primeiro dia de disputas. Os sete troféus devem manter a cidade na liderança geral dos Regionais durante o fim de semana.

Caminho para o sucesso

Outros joseenses que puderem comemorar muito nesta sexta-feira (20) foram os integrantes do time de badminton. Disputando a categoria livre, os homens mantiveram a hegemonia do ano passado e ficaram com o ouro geral. Já as mulheres beliscaram, mas terminaram o torneio com o troféu de prata no geral.

O ciclismo não para de gerar vitórias e na manhã desta sexta-feira mais uma vez reinou sobre os adversários no circuito montado em São Sebastião, próximo à saída para a Travessia de Balsa com Ilhabela.

Do 1º ao 3º lugar, respectivamente, Andre Gohr, Magno Nazaret, Lauro Chaman dominaram o pódio na prova por pontos, assim como Cristiane Pereira, Tatielle Valadares e Luciene Ferreira. O título geral da modalidade pode ser confirmado no sábado (21), com a disputa da prova de resistência (80km).

O handebol masculino também caminha sem dificuldades até o momento nos Regionais, com uma atuação muito coesa de todo elenco. Nesta sexta, os meninos garantiram a classificação em 1º lugar do próprio grupo e passagem direto às semifinais após despacharem Franco da Rocha por 30 a 11.

Outra equipe que carimbou a passagem para a etapa eliminatória na liderança da própria chave foi o time de futebol masculino sub-20, que teve duelo difícil com os rivais de Caraguatatuba, em São Sebastião. O placar terminou em 1 a 1, com destaque para o atacante Gustavo, autor do gol joseense.

Por fim, o futebol feminino de São José estreou como está acostumado: com vitória consistente. Após assistirem à vitória dos homens, as Meninas da Águia encararam o forte sol do meio do dia de São Sebastião e com gols de Letícia Leme e Rita Bove, derrotaram Mogi das Cruzes, por 2 a 0.

Jogos Regionais – 3º dia (20/7)

Outros resultados
Tênis de campo masculino – SJC 2 x 0 Caraguatatuba (vitórias de Ricardo Siggia e Igor Maercondes)
Tênis de campo feminino – SJC 2 x 0 Franco da Rocha (vitória de Giovana Tomita e Nathaly Kurata, ambas por W.O.)
Malha masculina – SJC 148 x 48 Caieiras
Vôlei de praia masculino – SJC 0 x 2 Ubatuba (17/19 e 15/18) – eliminação nas quartas de final
Vôlei de praia feminino – SJC 0 x 2 São Sebastião (15/18 e 12/15) – eliminação nas quartas de final

Classificação por cidades