Prazo para apresentar propostas de gestão do Museu do Folclore termina dia 30
Atualizado em 20/07/2018 - 10:54
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Sala das Tecnologias é uma das oito que compõem a exposição de longa duração do Museu do Folclore - Foto: FCCR/Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Termina às 18h do dia 30 de julho o prazo de apresentação de propostas para gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, conforme edital de chamamento público publicado em junho pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Os projetos devem ser inscritos por meio de formulário eletrônico disponível no site da instituição.

Podem participar do processo as organizações da sociedade civil que tenham, no mínimo, um ano de exigência, que comprovem experiência na gestão de museus e que atendam as demais exigências do edital. O resultado da análise das propostas apresentadas será divulgado até o dia 3 de agosto, pelo site da Fundação Cultural e no boletim do município (disponível no site da Prefeitura de São José).

Termo de colaboração

A organização selecionada celebrará um termo de colaboração com a Fundação Cultural, conforme está descrito na nova legislação (Lei Federal 13.019/2014 e Decreto Municipal 17.581/2017) que trata das relações entre o poder público e as organizações da sociedade civil. A parceria terá prazo de dois anos (podendo ser prorrogada, caso haja interesse da Fundação Cultural).

A instituição selecionada também poderá captar recursos junto à iniciativa privada ou demais esferas da Administração pública, bem como gerar recursos próprios com comercialização de produtos ou prestação de serviços, que deverão ser aplicados exclusivamente na gestão do projeto Museu do Folclore, mediante aprovação da Fundação Cultural.

Histórico

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural, que funciona no Parque da Cidade desde 1997, mas sua criação data de 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore. Sua primeira instalação (provisória) ocorreu em 1992 na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças. Hoje, o museu tem uma exposição de longa duração que destaca a cultura popular do Vale do Paraíba e outras regiões do Brasil.

Além da exposição, aberta à comunidade de terça a sábado, das 13h às 17h, o Museu do Folclore tem uma biblioteca e uma brinquedoteca, especializadas em cultura popular, que podem ser frequentadas de segunda a sexta, também das 13h às 17h.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana