Mais de 300 crianças são inseridas na Fundhas neste semestre
Atualizado em 20/07/2018 - 15:30
Inserção de novos alunos na Fundhas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2018
Pais e alunos foram recebidos por funcionários e até por Carlitos (de Charles Chaplin) no dia da matrícula - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Fundhas

A partir da próxima semana mais de 300 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, serão inseridos nas atividades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). As efetivações já foram realizadas nesta sexta-feira (20) na sede da entidade, na região sul de São José dos Campos. Todos já estavam inscritos na lista de espera da triagem.

A seleção foi feita de acordo com o quadro de vagas disponíveis por unidade e região. Com essa inserção, passa de 800 o número de crianças e jovens selecionados para os programas desenvolvidos pela instituição.

Marcos Costa Ferreira, 40 anos, auxiliar de serviços gerais, fez a matrícula para sua filha Thaís Isabela Gomes Ferreira, de 13 anos. Outros dois filhos, Natália, de 17 anos, e Letícia, de 18 anos, já estão na Fundhas. “A Fundhas é muito importante, pois eles aprendem muito e não ficam na rua”, afirmou Marcos.

A manicure Monique Gonçalves Vieira, moradora na região sul, também está muito feliz com a matrícula de sua filha Yasmin Cristina, de 6 anos. “Na Fundhas, o aprendizado é muito grande com várias atividades. E ainda ela não fica sozinha em casa porque eu trabalho”.

Já para o ajudante de caminhão, Giovani Adriano da Silva, 35 anos, morador na região sul, seu filho Derick David Santos da Silva vai aprender bastante. “A Fundhas é muito importante. Eu fiz parte, dos meus 15 aos 18 anos, da Fundhas. Espero que ele aproveite muito porque vai servir para vida toda e jamais esqueceremos o período em que passamos lá”.

Sobre a Fundhas

Além de alimentação, transporte e uniforme gratuitos, os atendidos pela Fundação têm a oportunidade de participar de diversas atividades socioeducativas, esportivas e culturais. Aos 15 anos podem escolher um dos mais de 15 cursos profissionalizantes entre eles, mecânico de bicicletas, barbearia, cabeleireiro, auxiliar administrativo, web design, mecânica de autos e muito mais. Aos 16 anos podem ser encaminhados para uma das empresas parceiras, na condição de aprendiz, tendo a chance do primeiro emprego. O objetivo do trabalho da Fundhas é oferecer condições para que as crianças e jovens se desenvolvam de forma integral.

Mantida pela Prefeitura, a Fundhas oferece a milhares de crianças e adolescentes de São José dos Campos atividades educacionais diferenciadas, como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço no contraturno escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.