Projeto Barganha Literária estimula leitura por meio da troca de livros
Atualizado em 19/07/2018 - 14:49
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fundação Cultural Cassiano Ricardo - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Estimular a leitura por meio da troca voluntária de livros é o objetivo central do projeto Barganha Literária, criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo no ano passado. O projeto já passou pelo Parque Vicentina Aranha e hoje está sendo desenvolvido no Centro da Juventude, onde funciona o Núcleo de Ação Cultural Descentralizada (NACD) da Fundação Cultural.

Recentemente, o projeto ganhou um quarto ponto de troca, próximo à pista de esportes radicais do Cejuv, que se somou aos três já existentes junto aos quiosques. Segundo observações da coordenação do núcleo cultural, as pessoas têm demonstrado interesse pelo projeto, trocando livros, lendo uma obra no local e até levando alguma obra para casa (o que é permitido).

A escritora Míriam Cris, de São José dos Campos, autora de quatro obras infantis já publicadas, afirma que ler é muito importante, pois os livros são ricos em conhecimento e ajudam a aumentar o repertório sobre o que pensamos. Para ela, a leitura contribui para uma visão mais crítica e humana sobre o mundo e facilita a comunicação entre as pessoas.

Para participar do projeto não é necessário fazer cadastro. A doação de livros (exceto didáticos e religiosos) pode ser feita na coordenação do núcleo cultural ou diretamente no ponto de troca. O projeto funciona todos os dias do mês, das 9h às 21h.

NACD – Centro da Juventude

Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

(12) 3932-8709


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×