Acidentes de trânsito durante a Copa têm redução de 51%
Atualizado em 18/07/2018 - 15:11
Mobilidade Urbana
Jogadores das equipes feminina e masculina de futebol do Esporte Clube São José distribuíram mais de 2.500 folhetos educativos por vários bares da cidade - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Durante os 31 dias da realização da Copa do Mundo 2018, na Rússia, São José dos Campos registrou menos acidentes de trânsito pelas ruas e avenidas da cidade, se comparado com o mesmo período da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O levantamento é baseado nos registros de acidentes atendidos pelos agentes de trânsito da Prefeitura. Foram 51% menos ocorrências que em 2014.

Ao todo, os agentes atenderam 46 acidentes de trânsito por toda cidade. Nesse mesmo período, em 2014, foram registrados 95 acidentes (entre os dias 12 de junho a 13 de julho). Nos dias em que a Seleção Brasileira esteve em campo, o número de acidentes de trânsito também caiu. Comparado com os mesmos dias há quatro anos: foram 48% a menos. Do total em 2014, 23 deles aconteceram nos dias de jogos do Brasil. Já em 2018, foram 12 acidentes atendidos.

Operações da Lei Seca

Ao longo dessa Copa, 29 blitze foram realizadas, sempre após os jogos da Seleção Brasileira, em vários pontos da cidade. Quase 2.100 pessoas foram abordadas pelas policias militar, civil, rodoviária estadual e rodoviária federal; Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Guarda Civil Municipal, além dos agentes de trânsito.

Desse total, 37 condutores foram autuados por estarem dirigindo embriagados, ou seja, foram enquadrados nos artigos 165 ou 165 A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esses motoristas e motociclistas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, o veículo apreendido e ainda pagarão multa. Dois deles responderão por crime.

Esse trabalho especial, realizado por todas essas forças de segurança viária da cidade, foi montado para comemorar os quatro anos da Operação Lei Seca em São José dos Campos. Essa nova fase da Operação, chamada de “Seleção #PorMaisSorrisos”, teve o intuito de intensificar o trabalho de fiscalização junto aos motoristas e motociclistas que ainda insistem em dirigir embriagados. Esse trabalho continuará, porém, com foco aos finais de semana e no período noturno.

Além da alcoolemia, outras 57 multas foram aplicadas pelas autoridades de trânsito presente nas blitze como falta de cinto de segurança nos passageiros do banco de trás, falta de cadeirinha para o transporte de crianças, pneus sem condições de tráfego, documentação em atraso ou condutores dirigindo sem CNH.

Ação especial nos bares da cidade

Durante esse período da Copa, jogadores das equipes feminina e masculina de futebol do Esporte Clube São José acompanhados de agentes educadores de trânsito distribuíram mais de 2.500 folhetos educativos por vários bares da cidade, sempre às vésperas dos jogos do Brasil. A ideia foi lembrar aos consumidores dos perigos de beber e dirigir, principalmente nessa época onde muitos se reúnem para assistir aos jogos da Seleção.

Com placas com a frase: “Lei Seca: eu apoio”, muitos joseenses fizeram selfies e aprovaram a abordagem educativa que lembravam as várias opções de transporte para quem faz uso de bebidas alcoólicas: táxi, transporte individual de passageiros, ônibus e carona.

Para a coordenadora do futebol feminino do E.C. São José, Renata Love, a parceria foi excelente. “Fico muito feliz em poder contribuir pela educação no trânsito, porque quem bebe e dirige coloca em risco a vida de pessoas inocentes. As atletas ficaram muito felizes em poder participar da campanha”, afirmou. Para Renata, foi uma experiência única, tanto para o grupo das jovens atletas quanto para ela mesma, enquanto dirigente e ex-jogadora.

Já o técnico do time feminino, Cléber Arildo da Silva, disse que foi muito importante para as atletas do futebol feminino participar. "Foi uma experiência incrível elas estarem conversando com muitas pessoas nos bares, alertando para os perigos de quem bebe e dirige”. Ele finalizou dizendo que espera por novas campanhas para que a equipe do futebol feminino continue contribuindo para uma trânsito mais seguro em São José dos Campos.