Profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua têm qualificação
Atualizado em 17/07/2018 - 16:07
Capacitação para profissionais moradores de rua
Palestra para profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“Rua! Da População Invisível às Políticas de Visibilidade”. Esse é o tema da capacitação oferecida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que teve início nesta segunda-feira (16) e segue até o próximo dia 19. O curso é destinado para 110 profissionais da cidade, que trabalham com pessoas em situação de rua, como educadores, educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais.

De acordo com Margareth Melo Hayashida, assistente social, mestre em Políticas Públicas, que ministrou a palestra desta terça-feira (17), o número de pessoas em situação de rua tem aumentado em todo o Brasil. “O crescimento dessa população em todo território nacional, se dá principalmente, pela dependência química”. Ainda conforme a palestrante, esse curso é fundamental para capacitar os profissionais que atuam tanto nos abrigos quanto nas ruas, para que possam ter mais ferramentas na hora das abordagens.

A assistente social Shirley Damásio Freitas Barbosa trabalha no atendimento ao migrante na cidade e disse que já se sente diferente com essa capacitação. “Nunca temos tempo para parar e olhar a situação de fora, estamos tão envolvidos no dia a dia, tão ocupados com o trabalho que não conseguimos refletir sobre as possibilidades e quando sentamos aqui, escutamos, discutimos o tema juntos, já saímos com um olhar diferente, saímos modificados e prontos para colocar em prática o que nos foi ensinado. É muito importante ter cursos assim na cidade para que possamos cuidar cada vez melhor dessas pessoas em situação de rua, ajudando a resgatarem seus vínculos e reconstruir suas vidas”.

O curso tem como principal objetivo qualificar esses profissionais abordando temas sobre o processo histórico de formação desta população e a sua caracterização.

Entre as estratégias estão a orientação de como essa população pode ser cuidada, como conduzir a reconstrução dos vínculos rompidos, como resgatar a autonomia e o protagonismo dessa população entre outros assuntos.