Professora da rede será autora de planos de aulas nacionais sobre educação infantil
Atualizado em 20/07/2018 - 09:59
Tamira Paula Martins, da equipe técnica da Educação Infantil na rede municipal, é uma das autoras de planos de aula da Nova Escola - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Acreditar que a criança é agente da sua própria formação. A criança é um ser capaz de aprender e agir sobre o mundo, devemos acreditar que o bebê é um protagonista em potencial e respeitar isso”. Este é o depoimento da professora Tamira Paula Martins, da equipe técnica da Educação Infantil, na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos. Ela foi selecionada para fazer parte do time de autores de planos de aula para Educação Infantil da Associação Nova Escola. O grupo, irá elaborar planos de Língua Portuguesa e Educação Infantil que ficarão disponíveis gratuitamente para acesso online aos educadores de todo país.

Professora há 17 anos, sendo nove deles na rede municipal de São José, Tamira integra uma comunidade formada por professores com experiência nos processos de ensino e aprendizagem responsável pela produção de planos de aula alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O processo de seleção contou com inscrição online, análise de currículo, testes e uma análise de planos desenvolvidos pela educadora. Os planos de aula são importantes ferramentas para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores.

“A ideia é dar repertório aos professores com vista à implementação da BNCC. Neste processo de inscrição pude optar por um segmento, dentro da Educação Infantil, e o segmento que escolhi foi o dos bebês. Ponderei algumas questões: como atender essas crianças em creche considerando a Base e também a especialidade própria dos bebês? Como dar voz nos planejamentos a quem fala muito sem verbalizar? Precisamos priorizar a escuta dos gestos, dos balbucios e também as características próprias do bebê de exploração para conhecer o mundo”, explica Tamira.

Os planos elaborados pela docente serão voltados ao trabalho de dança e exploração dos sons, do ambiente e do corpo dos bebês com foco nos princípios e eixos da Educação Infantil, que são as interações, as brincadeiras e o direito de aprendizagem das crianças, expostos na BNCC. O projeto acontece até o início de 2019, quando deverá ser disponibilizado no site da Nova Escola.

Para a representante da rede municipal, ter seus planos de aula entre os escolhidos foi “uma surpresa grande e muito boa”. “Me sinto imensamente feliz e grata à rede municipal de ensino. Essa é uma conquista de toda a rede, o berço da minha formação na Educação Infantil é daqui, foi onde aprendi muito. A proposta curricular que temos é bem distinta entre as redes, é de encher os olhos e se destaca porque pensamos nos bebês e temos uma ótima estrutura nas nossas escolas, trabalhamos com as crianças de forma global, respeitando suas particularidades e sua individualidade, isto faz toda a diferença”, frisa Tamira.

Segundo a equipe técnica da Secretaria e Educação, a escolha da professora Tamira como uma das autoras dos planos de aula foi recebida com grande alegria e muito orgulho e representa o reconhecimento e os resultados dos profissionais competentes, capacitados e com olhar voltado à qualidade presentes na Educação municipal.

O projeto

A rede de docentes teve início no segundo semestre de 2017, quando 185 professores de Matemática começaram a produzir planos de aula da disciplina, após um encontro de formação. O resultado do trabalho está disponível no site da Nova Escola.

O Time de Autores é formado por professores de todas as regiões do Brasil, são 18 estados e 105 cidades representados pelos educadores que irão produzir 1.500 planos de aula de Língua Portuguesa para turmas do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental e 500 planos de atividade para a Educação Infantil. Os trabalhos acontecem de julho deste ano a janeiro de 2019.

O projeto Planos de Aula Nova Escola é resultado de uma parceria entre a Associação Nova Escola, a Fundação Lemann, mantenedora da Associação, e o Google.org, braço filantrópico do Google.

Para os planejamentos de Educação Infantil, o projeto também conta com o apoio técnico do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil que trabalha em prol da garantia de condições para a vivência plena da infância.