Estagiários da Educação participam de integração e Seminário em Educação Especial
Atualizado em 25/07/2018 - 11:46
O evento de integração de estagiários e o Seminário de Educação Especial acontecem no Cefe, em Santana, até quinta-feira (19) - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta semana um evento de Integração e Seminário em Educação Especial no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana (região norte), para cerca de 350 estagiários de Pedagogia, admitidos desde abril deste ano. O encontro de formação é realizado pela Secretaria de Educação e Cidadania em parceria com a Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, teve início nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima quinta-feira (19).

Os estudantes são divididos em quatro turmas para a formação, que acontece em dois períodos, manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13h30 às 17h30). A integração é oferecida aos novos estagiários da Prefeitura para que eles possam esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o ambiente de trabalho através de palestras, orientações técnicas e dinâmicas.

Nesta segunda e terça-feira (17), a programação conta com palestra e apresentação sobre a estrutura administrativa da Prefeitura, da Secretaria de Educação e Cidadania, das escolas da rede municipal de ensino, e orientações sobre a importância do estágio, legislação específica, relação com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), relações e postura no ambiente de trabalho, etapas do estágio, entre outras orientações.

"Eu estou achando muito interessante, é bom saber que pensaram neste evento para nos transmitir informações sobre o estágio, como nossos direitos e função, além de ter este momento para integração, conhecendo novas pessoas, fazer networking, como foi dito aqui, e aprender mais. Pretendo trabalhar com crianças na Educação Especial, por isso, quero aprender sobre Educação Inclusiva, todo novo aprendizado pode ser um diferencial e uma base para meu currículo", disse Paulo Ricardo dos Santos, de 18 anos, estagiário na Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, que fica no Jardim Limoeiro (região oeste).

O universitário cursa o 2º semestre da faculdade de Pedagogia, curso que escolheu por sempre gostar de trabalhar e conviver com crianças."Estou muito animado com o estágio e com meu curso", destacou.

A estudante Fabiana Souza, de 21 anos, cursa o quinto semestre de Pedagogia e compartilha do mesmo gosto de Paulo. "Para mim é importante ter essa visão ampla sobre os setores e áreas que formam a Prefeitura e a Secretaria de Educação. Tenho um pouco de experiência com crianças e estou animada com o estágio, quero aprender coisas novas no Seminário", contou a estagiária da Emef Profª Maria Nazareth de Moura Veronese, que fica no Jardim da Granja.

Seminário de Educação Especial

Nos dias 18 e 19, os estudantes vão participar do Seminário de Educação Especial. Os diferentes tipos de deficiências, a Educação Inclusiva, as maneiras de interagir e integrar os alunos com deficiência serão abordados entre os universitários por meio de palestras e atividades em grupos. O seminário contará também com um treinamento em primeiros socorros, realizado pelos bombeiros civis da Secretaria de Educação e Cidadania.

De acordo com a coordenação do Seminário, o encontro de formação atende ao pedido dos universitários que acompanham diariamente professores e alunos nas unidades escolares municipais. Este é o terceiro Seminário realizado neste ano. Outros dois eventos, com cerca de 400 estagiários cada, aconteceram em fevereiro. Atualmente, a rede municipal possui cerca de 990 alunos com deficiência ou Transtorno Global de Desenvolvimento que recebem atendimento educacional especializado.