Reforma e ampliação da UPA do Novo Horizonte chega à fase final
Atualizado em 13/07/2018 - 16:25
UPA do Novo Horizonte em obras. Foto: PMSJC. 13-07-2018
No momento, está em fase de conclusão o trabalho de instalação do novo piso e da pintura interna do prédio - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Novo Horizonte, na região leste de São José dos Campos, já está na reta final com previsão de entrega para os próximos dias.

A reforma acontece com o atendimento assistencial da unidade preservado, sem prejuízos para a população. No momento, está em fase de conclusão o trabalho de instalação do novo piso e da pintura interna do prédio, que está sendo feita por etapas. Os trabalhos de alvenaria, hidráulica e elétrica já foram concluídos.

Uma das principais melhorias será a abertura de duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, ambas com sala de espera.

Até o final do ano passado, a UPA dividia o mesmo espaço físico que a Unidade Básica de Saúde do bairro. Com a transferência da UBS para o prédio onde funcionava a antiga Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no final do ano passado, a UPA passará a ocupar todo o espaço, dobrando de tamanho e melhorando o conforto para a população atendida.

Com a transferência da UBS e a ampliação da UPA, a Prefeitura não precisou construir um novo prédio, na planta. Assim, os recursos foram compartilhados, gerando economia aos cofres públicos, e a população ganhará uma unidade ampla e totalmente reformada.

Com 925 metros quadrados de área construída, a UPA passará a ter 3 consultórios adultos, 6 leitos de enfermaria masculina, 6 leitos de enfermaria feminina, 2 consultórios pediátricos e 3 leitos pediátricos. A unidade também terá 1 leito de isolamento, 2 leitos para pacientes atendidos na sala amarela, 2 leitos para a sala vermelha, com classificação de risco, além de 5 leitos-poltrona para hidratação.

A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza, por mês, mais de 6 mil procedimentos de urgência e emergência. São 27 bairros em sua área de abrangência. No total, a unidade conta com cerca de 100 servidores atendendo a população, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×