Prefeitura vai promover serviços e palestras durante a Feissecre
Atualizado em 17/07/2018 - 17:40
Cephas Fachada Noturna
O Programa Qualifica e o Cephas/Fundhas, mantidos pela Prefeitura, estarão presentes na Feissecre - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Durante a Feissecre (Feira de Tecnologia para a Indústria), que será realizada de terça (17) a sexta-feira (20), a Prefeitura de São José dos Campos terá um estande para divulgar serviços e também realizará palestras gratuitas com foco na capacitação profissional e preparação para o trabalho, via programa Qualifica. O evento será no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (Parque da Cidade).

Quem estiver interessado em participar das palestras pode ligar para a Central 156 ou se inscrever pela página www.sjc.sp.gov.br/qualifica. A primeira delas será na terça-feira (17), às 19h, com o engenheiro Tadeu Yoshida e intitulada Inovação, Internet das Coisas e Cidades Inteligentes.

Já na quarta-feira (18), no mesmo horário, será a vez do também engenheiro Fábio Mattos falar sobre o tema Gestão Estratégica: Aproximando sua Visão da Realidade. E na quinta-feira (19), haverá duas palestras em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria): Gestão do Tempo, às 16h, e Marketing Pessoal, às 19h.

O estande da Prefeitura vai divulgar os serviços de incentivo aos empreendedores, além de apresentar a plataforma de um curso gratuito de ensino a distância oferecido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Denominado “Desvendando a Indústria 4.0”, ele tem 20 horas de duração. É possível fazer a inscrição na feira, mas as aulas serão desenvolvidas posteriormente.

Outro curso do Senai, sobre noções de nanotecnologia e microscopia básica, com carga de 12 horas, será realizado durante o evento de terça a quinta-feira, das 13h às 17h. A inscrição pode ser feita na hora, mas as vagas são limitadas. Para ambos, o requisito obrigatório é estar cursando o ensino médio.

Com apoio institucional da Prefeitura e na 20ª edição, a Feissecre (www.feissecre.com.br) é realizada pela Assecre (Associação dos Empresários das Chácaras Reunidas). Expositores de diversos segmentos do setor industrial vão expor produtos e serviços. A previsão é de 10 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Educação profissionalizante

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) também estará com um estande em conjunto com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), compartilhando as informações sobre as iniciativas da instituição sobre educação profissional para jovens e adultos moradores da cidade de São José dos Campos.

Atualmente, o Cephas oferece cursos de formação profissional de nível técnico nas áreas de Eletrônica, Mecânica, Administração, Hospedagem, Edificações, Enfermagem, Química, Manutenção de Aeronaves em Célula e Manutenção de Aeronaves Grupo Motopropulsor. Atende a demanda por Formação Inicial e Continuada (FIC) com a ofertas de cursos presenciais e EAD (Educação a Distância) em parceria com instituições privadas, como a Assecre, e pública, como a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, com o programa Qualifica São José.

Além da formação profissional para as pessoas, o Cephas é um forte parceiro do setor produtivo da cidade com a oferta de Jovens Aprendizes e de Estagiários de nível técnico.

Colaborou: Luiz Fischer