Prefeitura oferece quase 300 vagas em abrigos neste inverno
Atualizado em 16/07/2018 - 08:22
Abrigos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-07-2018
Os abrigos oferecem acolhimento humanizado, banho quente, refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), pernoites, atendimento e acompanhamento psicossocial, oficinas e inclusão no Cadastro Único - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos aumentou o número de vagas para os moradores em situação de rua. São 293 vagas disponíveis em quatro abrigos da cidade. O atendimento integra o projeto VIVA (Vivência, Inserção, Valorização e Acolhimento), que visa o resgate da cidadania das pessoas por meio de um acolhimento mais humanizado, em espaços com atividades como oficinas, atendimentos em grupo e individualizados, desenvolvidos por equipes especializadas.

Durante 24 horas por dia, dez equipes de Apoio Social mantêm rondas com peruas Kombi por toda a cidade, convidando os moradores de rua a irem para os abrigos.

Coordenados pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, os abrigos oferecem acolhimento humanizado pelo Serviço Social, banho quente, refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), pernoites, atendimento e acompanhamento psicossocial, oficinas e inclusão no Cadastro Único, para que tenham acesso aos outros programas e projetos Intersetoriais, bem como acompanhamento e apoio para acesso aos documentos e garantias de direitos e cidadania.

Atualmente, a maioria das pessoas em situação de rua apresenta algum tipo de envolvimento com drogas e/ou álcool. Quando aceitam ajuda, são encaminhados para tratamento nas entidades conveniadas à Prefeitura. Grande parte deles está com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

Todos os munícipes podem ajudar os moradores que se encontram nessa situação informando sobre os locais onde se encontram pelo telefone 153.

Abrigos Municipais

Abrigo VIVA Masculino