'Espaçopoema' reúne poemas de poetisas russas na CC Lili Figureira
Atualizado em 13/07/2018 - 16:15
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A poetisas russas, Anna Akhmátova e Marina Tsvetaeva, são destaque na exposição do Espaçopoema - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Prossegue até o final de julho, na Casa de Cultura Lili Figureira, no Jardim Santo Onofre (região sudeste), uma exposição com oito poemas de duas escritoras russas, Anna Akhmátova e Marina Tsvetaeva. A mostra é realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 21h, com entrada gratuita e classificação etária livre.

Os poemas e textos biográficos em exposição (todos traduzidos para o português) fazem parte de obras traduzidas por quatro autores brasileiros e podem ser lidos pelo público em painéis fixados nas paredes do salão principal da casa de cultura. A mostra foi inspirada na coletânea de livros ‘Poesia da Recusa’, de Augusto de Campos, que reúne poemas de autoras russas.

A exposição integra ação cultural desenvolvida na casa de cultura, denominada Espaçopoema, que já destacou escritoras brasileiras ilustres como Adélia Prado, Orides Fontela e Cecília Meireles. Esta é a primeira vez que o trabalho de autoras internacionais ganha evidência na ação cultural.

Sobre as poetisas

Amigas durante o período moderno, pós revolução russa (começo do século XX), Anna Akhmátova e Marina Tsvetaeva são consideradas importantes escritoras vanguardistas do país, além de revolucionárias.

Devido à situação de fome e miséria da época, passaram por dificuldades até começarem a escrever sobre temas considerados tabus para o século, como a sexualidade, e por essa característica foram perseguidas pelas autoridades. Anna Akhmátova morreu em 1966, aos 76 anos, e Marina Tsvetaeva em 1941, aos 48.

Casa De Cultura Lili Figureira

Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre

(12) 99740-4383


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo