Alunos da rede municipal escrevem cartas educativas para motoristas
Atualizado em 10/07/2018 - 16:29
Escola_Pinheirinho_CLAUDIO31
Cerca de 750 cartinhas serão distribuídas nas praças de pedágio da Rodovia Dutra no mês de setembro - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos escreveram 750 cartas que serão entregues nas praças de pedágio da CCR NovaDutra. A ação aconteceu durante o primeiro semestre do ano letivo. As cartinhas serão distribuídas nos dias 18 a 23 de setembro nas praças de pedágio da rodovia, como parte do projeto Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR.

As crianças dos 4º e 5º anos, de cerca de 30 escolas municipais, desenvolveram o material, que conta com textos e desenhos que têm por tema a educação no trânsito. As cartinhas serão entregues à equipe da Nova Dutra nesta semana e, posteriormente, serão distribuídas nos pedágios. Os motoristas são convidados a enviarem uma resposta aos alunos até dezembro.

O projeto tem o foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania e seu objetivo é contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos. A CCR NovaDutra realiza um programa de capacitação aos professores e disponibiliza materiais didáticos para trabalhar a conscientização sobre o trânsito seguro e educação ambiental. Ao longo do ano, as escolas recebem apresentações teatrais e blitzes educativas sobre os temas.

Desde seu início, em 2002, o programa já atendeu mais de 3 milhões de alunos, mais de 100 mil educadores e 2 mil escolas participantes, em mais de 110 municípios. Presente em três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o Caminhos para a Cidadania tem como alvo alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Mais informações estão disponíveis neste link