Viver a Melhor Idade sem Traumas teve circuito para testar o equilíbrio
Atualizado em 06/07/2018 - 13:52
Grupo de Idosos participam do programa Viver a Melhor Idade
Foi montado um circuito para que todos pudessem testar o equilíbrio, fator importante que ajuda nas tarefas diárias - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Terminou nesta sexta-feira (5) mais um ciclo de palestras do programa “Viver a Melhor Idade sem Traumas”, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, no Hospital de Clínicas Sul (praça Natal, 55, Parque Industrial). O objetivo foi orientar as pessoas acima dos 60 anos, que moram na região sul da cidade, sobre os riscos de quedas, acidentes domésticos, traumas, cuidados nas ruas, entre outros assuntos de prevenção, para que tenham melhor qualidade de vida.

“A prevenção ainda é o melhor remédio quando falamos de quedas entre os idosos”, afirmou a palestrante Francine Cuconato, terapeuta ocupacional. “As quedas mais comuns entre eles acontecem dentro de casa porque o ambiente é mais comum e eles se sentem mais seguros”.

O cuidado com os tapetes, colocando antiderrapante por baixo ou colando no chão, retirar o excesso de objetos do meio do caminho, colocar barras para que o idoso possa se segurar dentro do box do banheiro, iluminar bem a residência não apenas durante a noite, mas durante o dia também, são algumas providências simples que podem ser tomadas.

Depois da palestra foi montado um circuito para que todos pudessem testar o equilíbrio, fator importante que ajuda nas tarefas diárias como subir uma escada, passar em um lugar estreito e até o simples fato de andar.

“Meu pai caiu dentro de casa porque já está com dificuldade de se equilibrar, agora está usando andador para facilitar nas tarefas diárias. Tudo que posso fazer para diminuir os acidentes eu faço. Tirei, por exemplo, todos os tapetes para que eles não escorreguem. Estou hoje aqui para aprender um pouco mais e colocar em prática os ensinamentos”, completou Renato Ferreira Lopes, 61 anos, morador do bairro Jardim Motorama, que cuida da mãe, de 92 anos, e do pai, de 94.

Foram quatro dias de palestras (28 e 29 de junho e 5 e 6 de julho), abordando temas nas áreas da ortopedia, nutrição, esportes, terapia ocupacional e reabilitação.

Viver a Melhor Idade sem Traumas

O programa teve início em outubro de 2017 de forma integrada entre várias secretarias da Prefeitura como Saúde, Educação, Esportes, Apoio Social ao Cidadão, Mobilidade Urbana e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Profissionais de todas essas pastas estão mobilizados para orientar àqueles que já passaram dos 60 anos, sobre os cuidados para evitar acidentes e viver melhor.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.