Seleções invadem bares para orientar motoristas na véspera do jogo
Atualizado em 06/07/2018 - 11:39
Mobilidade Urbana
Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos orienta torcedores para um Copa sem acidentes - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Comemorar com responsabilidade e nunca dirigir depois de beber foram as dicas dos times masculino e feminino do Esporte Clube São José nas ações realizadas em bares da cidade às vésperas do jogo da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo.

Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), as equipes visitaram bares das regiões oeste e central. Durante aproximadamente uma hora, o grupo deu dicas aos motoristas sobre como torcer e comemorar a vitória do Brasil com consciência para evitar acidentes de trânsito.

As ações educativas são realizadas sempre um ou dois dias antes das partidas visando alertar os condutores sobre os riscos de misturar bebida e direção e orientar os torcedores para que busquem formas alternativas para sair e voltar para casa em segurança.

A campanha com os times de futebol prossegue até o fim do mundial. O estabelecimento que tiver interesse em receber a ação educativa durante a Copa pode solicitar pelo e-mail educamob@sjc.sp.gov.br

Transporte público 

Os torcedores que optarem por assistir a disputa do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, na região central, contarão com as linhas especiais da Copa nesta sexta-feira (6). As seis linhas, que contemplam todas as regiões da cidade, partirão dos bairros às 13h30 para deixar os usuários no centro de Sãoo José dos Campos. Após a partida, o retorno aos bairros será às 18h30.

Caracterizadas pela campanha Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos, as linhas foram criadas como opção aos torcedores que preferem deixar o carro na garagem para assistir aos jogos da seleção em bares ou locais onde há concentração de pessoas. Além de atrair novos passageiros em função do jogo, os ônibus também ampliam as opções de quem já utiliza o transporte.

No site da Prefeitura ou Central 156, o usuário poderá consultar o itinerário que será praticado por cada linha. O percurso também está disponível no app Ônibus na Hora.

#PorMaisSorrisos

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espírito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.

Após os jogos do Brasil, as blitze da Lei Seca serão realizadas em pontos estratégicos da cidade para inibir comportamentos inadequados que podem causar acidentes.

As operações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Detran e Guarda Civil Municipal e estarão distribuídas em pontos estratégicos.

A multa para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool chega a R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses. A penalidade pode ainda resultar em prisão, caso o teste do bafômetro aponte um resultado igual ou superior a 0,34 mg/l.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana